O Botafogo conquistou um empate por 2 a 2 com o Santos na Vila Belmiro. Falo conquistou porque saiu perdendo por 2 a 0. Mas analisando o jogo todo, se tivesse que ter um vencedor, seria o Botafogo. Mas nem é isso o tema do nosso papo de hoje. E sim uma preocupação de alguns por conta dos empates recentes, incluindo na conta o 1 a 1 com o Patronato pela Copa Sul-Americana. Podemos dizer que é sempre bom aprender com lições. Mas não há motivo para criar um clima de preocupação no Botafogo.
O Campeonato Brasileiro é longo e desgastante. Não há nada ganho. Mas muito menos perdido. Pelo contrário. Aconselho uma olhada na tabela de classificação. Veremos o Botafogo com 11 pontos de vantagem para o segundo colocado. Dá para relaxar? Não. Mas dá para entender as coisas com um olhar realista e não pessimista.
MAIS! Quantos pontos o Botafogo precisa para ser campeão brasileiro?
Contra o Patronato o jogo foi atípico. O Botafogo poupou vários titulares, caiu o mundo no Rio de Janeiro em termos de chuva (sei que não afetou o gramado, mas muda a condição do jogo) e o Botafogo abriu o placar com dois minutos. Assim, com 3 a 0 no placar unificado, normal um relaxamento. Os argentinos jogavam pela honra de pontuar e conseguiram.
MAIS! Má vontade? Bruno Lage sabe lidar com perguntas das coletivas
Contra o Santos aconteceram alguns equívocos, normais de um novo trabalho, onde ainda se conhece o elenco, mas mesmo assim o Botafogo dominou a maior parte de um jogo sonolento. Além disso foi buscar um resultado com pinta de campeão. E ainda poderia ter vencido o jogo.
MAIS! Parece, mas não é… Um novo reforço para o ataque do Botafogo
Tropeços são normais no Brasileirão

Vale destacar que o Santos tentou travar boa parte do jogo. Por sinal como é triste ver o tão tradicional Peixe se comportando como time pequeno em algumas ocasiões. Não falo de ganhar tempo ganhando, isso faz parte. Mas do comportamento de alguns jogadores. Entretanto isso nem é problema nosso. Vale destacar que concorrentes pelo título também vem tropeçando contra times que estão na parte de baixo. O Palmeiras mesmo ficou no empate com o Santos. Esse fim de semana o Urubu empatou com o América-MG no Maracanã. E por aí vai. Isso é o Brasileirão, que não se ganha como maratona e sim como prova de resistência.
MAIS! Segovia mostra fato importante sobre a busca por reforços no Botafogo
O momento é de comemorar o ponto conquistado na Vila Belmiro e valorizar a raça dos jogadores. Também olhar as carências de reforços ainda visíveis. E lotar o estádio contra o Coritiba no domingo. O resto é papo de boteco.