O Botafogo encorpou na temporada. Alguns jogadores do elenco cresceram de maneira absurda e conseguiram de vez seu protagonismo. Falo de Tiquinho Soares e Lucas Perri, por exemplo. Além disso os que sempre conseguiram manter a regularidade não decepcionaram. Casos de Víctor Cuesta, Adryelson, Marçal e Tchê Tchê. Mas a vitória sobre o Atlético-MG mostrou que é impossível ignorar um fato sobre o Botafogo: o Glorioso agora tem um elenco.
Falo dessa maneira porque ainda percebo colocarem o Botafogo como uma surpresa. Mas na verdade isso tem sido fruto de um trabalho que começou no ano passado. Claro que existem elencos melhores. Mas a maioria no futebol brasileiro hoje não conta com as peças de reposição que o Botafogo tem. Inclusive alguns apontados como favoritos e badalados. Se o jogo contra o Ypiranga, o da volta, já indiciou isso, agora, diante de um dos favoritos ao título, atuar com um mistão mostrou a força botafoguense.
MAIS! A piada pronta da CBF contra o Botafogo
Vi muitos dizendo nos primeiros jogos dessa sequência positiva que o Botafogo dependia de Eduardo e Tiquinho Soares. Pois bem, o Botafogo construiu a sua vitória sem contar com eles. Não ganhou por ganhar. Venceu dominando completamente o adversário, ao ponto de Hulk, estrela do Galo, reconhecer este fato.
MAIS! O cuidado que o Botafogo deve ter na próxima janela
Um bom elenco abre possibilidades

Claro que existem carências. Além disso o desgaste pelos jogos pode gerar perdas, como vimos com Danilo Barbosa. Mas reforços também chegarão. Se alguns jogadores que fizeram grande partida contra o Galo, como Di Plácido e Gabriel Pires, mantiverem esse padrão, o Alvinegro vai ganhar ainda mais reforços internos.
MAIS! Botafogo e a situação envolvendo Rafael
Ter esse elenco qualificado vai permitir inclusive ir lançando aos poucos, e com responsabilidade, as joias que vão surgindo na base e aquelas que foram contratadas de olho no futuro, como Matias Segovia.
MAIS! Erison e Kanu mostram evolução do Botafogo
Outro fator que vai ajudar muito é o gramado do Niltão. É nítido que é uma arma importante. Os alvinegros aos poucos vão se familiarizando com ele e saberão tirar mais proveito. Enfim, a semana começa interessante e animada. E o jogo de domingo deixou claro que não se pode mais ignorar um fato importante sobre o Botafogo: existe elenco.