Desde que o Botafogo despontou na liderança do Campeonato Brasileiro e abriu boa vantagem que começou a torcida para se dar emoção ao torneio. Além disso a CBF entrou em cena com decisões absurdas, como o adiamento do duelo com o Fortaleza, e tivemos ainda erros de arbitragem. Mas a tabela do Brasileirão nos mostra o lugar onde a gente enxergaria o Botafogo se não fosse o próprio Botafogo.
Se não fosse o próprio Botafogo, o time estaria com 69 pontos e três vitórias a mais do que tem hoje, ou seja, 21. Isso o deixaria em condições de ser campeão brasileiro no domingo com um simples triunfo sobre o Cruzeiro no Niltão.
MAIS! Botafogo no MP e o silêncio ensurdecedor

De onde tirei essa conta dos 69 pontos? Simples. Tire de cena os gols sofridos nos acréscimos contra Santos, Bragantino e Coritiba e veja a posição do Botafogo. Nesses três jogos o time cometeu falhas incríveis nos minutos finais. Ontem mesmo alertei sobre a importância de ter esse cuidado contra o Coxa.
MAIS! Tiago Nunes deixa exposto principal problema do Botafogo
Apesar do contra tudo e contra todos e dos erros de arbitragem e das questões envolvendo a CBF, o Botafogo não poderia ter perdido para si mesmo como fez nessas três situações. Poucos jornalistas criticaram tanto os erros que prejudicaram o clube como eu. Mas não dá para fechar os olhos para a responsabilidade do próprio Botafogo. Se fizermos isso, vamos estar jogando contra o próprio clube.