O Botafogo agora precisa deixar a final da Copa Libertadores de lado e se concentrar apenas e tão somente na disputa do Campeonato Brasileiro. São cinco jogos antes do duelo com o Galo, em 30 de novembro, e o Glorioso precisa tentar fazer esses 15 pontos. Tem bola e elenco para isso e parece ter desenvolvido a sua tática: fugir da polêmica e deixar que a própria CBF fique exposta por conta própria.
Nas últimas rodadas temos visto um festival de pênaltis para o Palmeiras, sendo todos eles duvidosos. O Botafogo poderia ir ao ataque, uma vez que é o concorrente direto do clube paulista na luta pelo título. Praticamente se calou. Preferiu deixar que todo o resto gritasse. De flamenguista a corintiano, passando por vascaínos e tricolores, sem falar de boa parte da imprensa, gritou com o absurdo visto, em especial, pelas últimas rodadas.
MAIS! Fair Play financeiro pode unir Botafogo e Palmeiras
A marcação do jogo contra o Palmeiras para o dia 26 de novembro é quase uma ofensa direta ao clube. Mais uma vez silêncio botafoguense. Silêncio ensurdecedor aos olhos da opinião pública. Mais uma vez muitos gritam diante da situação. Mas o Botafogo não. Nem mesmo o fato disso forçá-lo a jogar desfigurado contra o Atlético-MG pelo Brasileirão, uma semana antes, pode mudar o fato.
MAIS! O que pode dar o título brasileiro ao Botafogo?
Botafogo e o fora de campo

Enquanto isso o que temos do Botafogo é cordialidade. Thairo Arruda, CEO do clube, tem procurado estreitar os laços com a entidade. Digamos que não se busca uma amizade como a que parece existir entre Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, e Leila Pereira, presidente do Palmeiras. Mas pelo menos os ruídos podem desaparecer.
MAIS! O fato sobre Luiz Henrique que tranquiliza o Botafogo
Isso sem falar que está cada vez mais nítido no meio do futebol que Ednaldo não vai durar muito no cargo. Balança de forma desesperada entre problemas de gestão, suspeitas que envolvem sua eleição e os tropeços da Seleção Brasileira. Isso sem falar da arbitragem. A próxima gestão da CBF, por exemplo, pode ser bem mais gentil com o clube, assim como a Ferj tem ficado. O Botafogo sabe disso e aposta em sua própria estratégia não apenas para voltar a ser campeão brasileiro, mas também para ganhar corpo fora de campo nos próximos anos.