Dando sequência a nossa série de jogos do Quarentena Alvinegra vamos relembrar a estreia do Botafogo no Torneio Rio-São Paulo de 1999. A temporada não foi das melhores. Entretanto, começou em grande estilo. Uma goleada de 6 a 1 sobre o Corinthians no Maracanã, que recebeu na tarde daquele domingo de janeiro pouco mais de 17 mil torcedores. Além disso, o time jogou muito bem e fez um primeiro tempo inesquecível.

Bandoch faz o terceiro gol do Botafogo sobre o Corinthians (Foto: Reprodução/TV Globo)

O Botafogo era dirigido por Valdir Espinosa, que nos deixou no mês passado. Mas seu auxiliar, Rivelino Serpa, atuou em conjunto com ele naquela partida. A equipe tinha jogadores de muita qualidade, como Sérgio Manoel e Bebeto.  Entretanto, contava com alguns desconhecidos, como os zagueiros Edimar e Bandoch. Paulo Baier era o lateral pela direita. Porém, ainda usava o nome Paulo César. Chama atenção ainda a presença de Felipe entrando no segundo tempo. Trata-se de Felipe Tigrão, que treinou o Botafogo em 2018. Mas com passagem para ser esquecida.

O Botafogo sobrou em campo diante do Corinthians, então campeão brasileiro e que contava com nomes como Vampeta, Ricardinho e Marcelinho Carioca. Os corintianos tinham talento. Mas não deu para eles.

Botafogo foi para o intervalo ganhando por 5 a 1

Logo aos dez minutos Bebeto, em lance de oportunismo, abriu o marcador. Ségio Manoel ampliou de pênalti. Bandoch, aproveitando falha do goleiro Nei, fez o terceiro. Uma boa vantagem. Entretanto, o Glorioso não parou. O  Zé Carlos, se antecipando ao zagueiros, e Fábio Augusto, em um belo chute, garantiram que o Botafogo fosse para o intervalo ganhando por 5 a 1. Batata tinha descontado.

No segundo tempo o Botafogo tirou a perna pois era o primeiro jogo do ano. Apesar disso o Glorioso ampliou em pênalti convertido por Bebeto. Tinha espaço para mais. Entretanto, ficou mesmo nos 6 a 1.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 6 X 1 CORINTHIANS

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 24 de janeiro de 1999 (Domingo)
Árbitro: Alfredo Santos Loebeling (SP)
Público: 17.355 presentes
Gols:
BOTAFOGO: Bebeto aos 10, Sérgio Manoel aos 15, Bandoch aos 25, Zé Carlos aos 36 e Fábio Augusto aos 39 minutos do 1º Tempo e Bebeto aos 28 minutos do 2º Tempo
CORINTHIANS: Batata aos 28 minutos do 1º Tempo

BOTAFOGO: Wagner, Paulo César Baier (César Prates), Edimar, Bandoch e Ronildo; Reidner, Válber, Fábio Augusto e Sérgio Manoel; Bebeto (Rodrigo) e Zé Carlos (Felipe)
Técnico: Valdir Espinosa

CORINTHIANS: Nei, Rodrigo, Cris, Batata e Creisler (André Santos); Romeu (Dinei), Amaral, Vampeta e Marcelinho Carioca; Ricardinho (Fábio) e Mirandinha
Técnico: Oswaldo de Oliveira