Renato Paiva tem pouco tempo à frente do elenco do Botafogo. Mas já dá sinais claros de que conhece o plantel alvinegro. O trabalho do treinador, neste sentido, vem sendo percebido quando ele se vê obrigado a fazer mudanças no decorrer do confronto. Foi assim contra o Juventude, no triunfo pelo Campeonato Brasileiro, e diante do Carabobo, em choque muito complicado, mas que deu ao atual campeão o triunfo na Copa Libertadores.
Diante do Juventude, Renato Paiva percebeu a necessidade de abrir o meio e provocar a entrada de vez dos laterais no jogo. Santiago Rodríguez e Mateo Ponte foram muito importantes para a vitória, que poderia ser mais folgada.
MAIS! A alteração que pode mudar de vez o patamar do Botafogo em 2025
Renato Paiva ainda está no começo do trabalho

Diante do Carabobo era preciso fechar a ala direita, onde Mateo Ponte se tornava um fonte perigosa para o caminho dos contra-ataques venezuelanos. Além disso, com Patrick de Paula ele melhorou a força do meio, que levava desvantagem mesmo com um homem a mais no setor. A entrada de Cuiabano também recolocou a lateral esquerda no campo.
MAIS! O jogador que pode garantir títulos ao Botafogo
O trabalho de Renato Paiva está apenas no começo e o Botafogo ainda vai evoluir muito na temporada. Mas é importante ele demonstrar que tem um controle das características do elenco alvinegro logo no começo do trabalho.







