O Botafogo foi dado como morto por alguns há três anos. Mas bastou um suspiro do clube para mostrar a sua força. Em 2023 mesmo, na arrancada que terminou em frustração, já foi possível ver a grandeza botafoguense. Mas é nas grandes conquistas que ela salta aos olhos e estamos presenciando isso nos últimos dias. O Super Mundial escancarou o que representa o Botafogo.
Em uma única semana vários dirigentes e treinadores europeus reverenciaram o clube. Mas não de uma forma qualquer. Pessoas que sabem que a grandeza do futebol brasileiro passa pelos pés botafoguenses. História e tradição não se compram. Ou você tem ou você não tem.
MAIS! Imprensa brasileira mira Brasileirão para atacar o Botafogo
Com todo respeito aos times cariocas que venceram a Libertadores recentemente, a repercussão não foi nem metade do que se viu esta semana em todo o mundo. E não me venham falar de John Textor, importante sim, mas nem sempre citado. Se falou do Botafogo. O Super Mundial, em seu sorteio, só reforçou isso.
MAIS! Bicicleta do Botafogo derruba urubu invejoso
Maior vitória do Botafogo

O Botafogo nunca surpreendeu seus torcedores, que jamais duvidaram de sua grandeza. Deu alguns sustos em desavisados como a Conmebol, que está tentando entender o sucesso de público da final até agora.
MAIS! Botafogo marca golaços fora de campo
O Botafogo pode ser campeão brasileiro neste domingo e deixar ainda mais forte esta marca. Pode ganhar o Mundial de Clubes dia 18. Mas independentemente de qualquer coisa, a maior vitória do ano não foi nem a Libertadores. E sim mostrar o peso deste clube nos quatro cantos do mundo. Tem que aturar. E calado é melhor, pois não vai parar por aí.