A informação de que John Textor planeja investir de seis a oito titulares para o Botafogo disputar o Campeonato Brasileiro traz alívio. Além desses nomes provavelmente alguns outros chegarão para compor elenco. Assim Textor vai minimizar estragos do Estadual no Botafogo.
Quando a temporada começa a se aproximar do fim as notícias são as mesmas. Temos algo na linha “Tal time está cansado porque realizou mais de 50 jogos no ano”. Ou então: “Tal time jogou várias partidas em um intervalo curto de tempo”. Assim acontecem os estragos do calendário, que em anos regulares, costuma mostrar seus efeitos em novembro. Com a Copa do Mundo do Catar, este problema vai acontecer um pouco mais cedo.
Mas no futebol brasileiro o problema é maior por conta da aberração chamada Campeonato Estadual. No caso do Botafogo o drama aumenta por conta do Carioca. Desde que estreou na competição, em 25 de janeiro, o Botafogo já disputou seis partidas. Isso em um intervalo de 20 dias. Jogos no meio de semana e no fim de semana logo no começo da temporada. Não dá para levar a sério.
Muitos questionam se o Campeonato Carioca deveria acabar. Sou da linha que deve continuar com um formato menor e com menos datas. Com os clubes jogando apenas no fim de semana para evitar um desgaste grande no começo da temporada. Mas enquanto isso não acontece vamos machucando os atletas logo no começo da temporada. Paciência!