Arbitragem quer rebaixar Botafogo no Campeonato Brasileiro? Série de erros é absurda

Árbitro Jefferson Ferreira de Moraes marca pênalti em Bahia x Botafogo | Campeonato Brasileiro 2020
Reprodução/SporTV

Bastou começar o returno do Campeonato Brasileiro para um adversário frequente do Botafogo voltar a aparecer: a arbitragem. O que fez Jefferson Ferreira de Moraes, árbitro da Federação Goiana, foi uma calamidade. Ele rasgou as recomendações em vigor no futebol brasileiro para inventar um pênalti no último lance de Bahia 1 x 0 Botafogo.

Instagram do FogãoNET (@fogaonet)

A regra é muito clara: não será infração se a bola chutada tocar na mão/braço diretamente da cabeça ou corpo (inclusive o pé) do próprio jogador. O juiz errar ao ver rapidamente o lance marcar pênalti de Marcelo Benevenuto ainda é compreensível. Mas olhar no VAR, ver que a bola bateu primeiro no joelho e depois no braço, e não voltar atrás é vergonhoso.

O que justifica? Talvez a pressão de Mano Menezes à beira do campo, talvez já ter anulado (acertadamente) um gol do Bahia, talvez falta de coragem de desmarcar o pênalti. Se for isso, então Jefferson Ferreira de Moraes não pode ser árbitro.

O erro deste domingo tirou o Botafogo da 14ª posição e jogou para a 17ª, na zona de rebaixamento. Um prejuízo grande. Maior ainda se for considerado o tanto que as arbitragens já prejudicaram o time no Brasileirão. Teve pênalti não marcado em Bruno Nazário contra o Fortaleza, pênalti inexistente dado para o Corinthians, não expulsão de Matheuzinho do Flamengo, gol evitado com o braço por Sabino do Coritiba, gol do Grêmio validado iniciado com toque de braço de Matheus Henrique, gol do Ceará em que jogador impedido atrapalha a visão de Diego Cavalieri, erros contra o Internacional

É difícil até saber quantos pontos já foram tirados do Botafogo. O que a arbitragem quer? Rebaixar o time no Campeonato Brasileiro? Não se pode falar em má fé, por não haver provas, mas o que se espera são critérios iguais. A equipe já é bem limitada e sofre em cada partida, fica mais difícil ainda com tantos erros contra.

Antes, o problema levantado era que Paulo Autuori era muito crítico à CBF. E agora? O Botafogo precisa se posicionar, cobrar, reclamar da CBF e exigir melhores arbitragens. É o mínimo que se espera em uma competição desse nível.

Fonte: Redação FogãoNET

Comentários