Eduardo Barroca é velho conhecido do Botafogo. Auxiliar técnico no início de 2014, técnico do sub-20 campeão brasileiro e carioca em 2016 e treinador profissional em 2019, ele retorna ao clube com o qual tem grande identificação.
Aos 38 anos, Barroca ainda está no início da carreira. Após sair do Botafogo, subiu o Atlético-GO para a Série A no Campeonato Brasileiro de 2019. Este ano, começou bem no Coritiba no Campeonato Paranaense, mas vice-campeão para o Athletico-PR e não resistiu a maus resultados no Brasileirão. Assumiu o Vitória, onde fazia trabalho regular, na 16ª colocação.
A esperança para o Botafogo é que Barroca conhece bem o clube, a base e jogadores revelados pelo Alvinegro, como Marcelo Benevenuto, Kanu, Marcinho e Caio Alexandre, por exemplo. Outro que ele vai reencontrar é Pedro Raul, decisivo na reta final do acesso do Atlético-GO em 2019.
Por falar em 2019, no ano passado, Eduardo Barroca conquistou 27 pontos com o Botafogo no Campeonato Brasileiro, a maior parte no primeiro turno. Pontuação que hoje salvaria o time da queda para a Série B. Resta torcer.
O treinador vai precisar entender que não é hora de ter posse de bola improdutiva, passes laterais e jogo sonolento. O Botafogo necessita encontrar uma forma de se defender melhor e, mais que tudo, ser mais eficiente no ataque.