Botafogo encerra 2022 com mais acertos do que erros, mas algumas questões importantes ficam abertas

35 comentários

Carlos Eduardo Sangenetto

Carlos Eduardo Sangenetto

Compartilhe

Botafogo encerra 2022 com mais acertos do que erros, mas algumas questões importantes ficam abertas
Vitor Silva/Botafogo

O Botafogo conseguiu o contratar o técnico que queria para liderar o Glorioso (Luís Castro), trouxe 21 reforços (a maioria com um custo-benefício satisfatório), pagou uma série de dívidas, investiu 30% mais do que estava previsto com John Textor, terminou o Brasileirão-2022 sem sustos e sonhando com vaga na Libertadores e chega a 2023 com um time-base que, fazendo uma pré-temporada proveitosa mais alguns reforços pontuais, alimenta a esperança de dias realmente melhores a médio prazo. Surpreendente para apenas oito meses da SAF.

No entanto, há questões importantes que ainda precisam ser resolvidas. Após a quitação de pendências financeiras com o elenco profissional neste fim de ano, alguns pontos seguem sem respostas e aguçam a curiosidade dos seguidores da Estrela Solitária.

📄 CARLI VAI RENOVAR?
– Ídolo do Botafogo, Joel Carli terá seu contrato renovado? O vínculo do zagueiro terminou neste sábado (31/12) e não tivemos atualizações sobre o caso, diferentemente de seus pares com situação semelhante, como os goleiros Gatito Fernández e Douglas Borges, que devem estender seus vínculos, e o atacante Júnior Santos, de saída.

🌱 QUANDO COMEÇA A REFORMA DO GRAMADO DO NILTÃO?
– E a obra no gramado do Estádio Nilton Santos, anunciada oficialmente no fim de maio para acontecer no término da temporada? A casa alvinegra já está há 50 dias sem receber uma partida da equipe principal e já vê o próximo compromisso para o local se aproximando. Segundo a tabela do Campeonato Carioca, o Botafogo recebe o Audax no Niltão no dia 15 de janeiro. A ideia, segundo o clube, era aproveitar o intervalo sem jogos para fazer uma “substituição total do campo”, “elevando o nível de qualidade” do relvado. Ficou para depois?

🛍️ CADÊ AS LOJAS FÍSICAS?
– O Botafogo fechou 2022 com outra meta não cumprida. Também em maio, ao anunciar a venda dos uniformes provisórios aos torcedores, o clube informou que as lojas físicas, tão procuradas pelos alvinegros em todo o Brasil, teriam previsão de reabertura para o segundo semestre. Todos os estabelecimentos físicos foram desativados oficialmente em junho-2021, restando apenas comercialização de produtos online por parceiros. O botafoguense sente muita falta.

✈️ PRÉ-TEMPORADA NOS ESTADOS UNIDOS?
– Quando, onde e por quanto tempo? O torcedor já está ciente da intenção de Textor levar o elenco profissional para os Estados Unidos. Porém, de forma distinta do Vasco, que também virou SAF recentemente e anunciou amistosos contra River Plate (17/1) e Inter Miami (21/1) no mesmo país, ainda há indefinições. O que se sabe é que o time principal se reapresenta no dia 9 de janeiro, uma segunda-feira, e que Flórida e Arizona são os estados americanos candidatos a receber o Glorioso.

🥅 ONDE VAI SER O CT DO BOTAFOGO?
– Além da pré-temporada nos EUA, outra vontade de Textor é que o Botafogo tenha um novo centro de treinamento muito próximo da residência da maioria dos jogadores e do Espaço Lonier, que será futuramente exclusivo da base. Com ajuda da Prefeitura do Rio de Janeiro, terrenos estão sendo mapeados e analisados, mas nada decidido. Embora esse tópico não seja visto com tanta urgência pela arquibancada e nas redes sociais, é um assunto mais sensível para o técnico Luís Castro, que deseja ter condições melhores para trabalho. Logo, não é um tema que pode ser muito postergado. É um desafio.

Apesar de algumas respostas não serem conhecidas, não há motivo para grande descontentamento. Longe disso, como diz o título deste texto, o balanço é mais positivo. Há um entendimento interno no Botafogo e até de parte dos torcedores que as coisas ainda estão sendo ajustadas. Nada é da noite para o dia. Novos investimentos estão por vir, principalmente em estrutura, e o FogãoNET está aqui, diariamente, confiando no processo e aguardando ansiosamente por boas novas. Feliz 2023 a todos! 🍾⭐

Fonte: Redação FogãoNET

Notícias relacionadas