“A Pepsi vem aí!”. “Chega terça-feira com o Denilson!”. Qualquer torcedor do Botafogo que acompanhava notícias do clube na década passada, principalmente nas redes sociais da internet – o Orkut bombava na época -, já se deparou com essas afirmações e/ou viveu a expectativa desta contratação, que durou anos e acabou não se realizando. O Boletim do C.E explica o que de fato existiu nesta história que tanto mexeu com os alvinegros, que hoje se divertem com um verdadeiro meme (veja alguns exemplos abaixo em diferentes anos no Twitter).
Anúncios mais esperados da história:
1 – Neymar no PSG ✓
2 – Denilson e PEPSI no Botafogo (ainda esperando)Sdds, comunidade 22408 do Orkut
— Pedro Certezas (@pedrocertezas) August 3, 2017
Amanhã vem notícia de Pepsi e Denilson. Certeza!
— Otto na área (@ottonaarea) April 30, 2019
Yaya Touré é um Denilson sem Pepsi
— Dyego Carvalho ★彡 (@DyegoBFR) March 3, 2020
O ano era 2006. O Botafogo tinha acabado de conquistar o Campeonato Carioca com show do artilheiro Dodô, no Maracanã, em cima do Madureira. O título fez a camisa do Fogão, na época também desenhada pela Kappa, ganhar o clique dos fotógrafos e parar nos posteres e capas de jornais com as marcas Supergasbras e Postos Ale, no espaço master e nas mangas, respectivamente. Mas é a partir deste ponto que começa toda a história. Dez dias depois de erguer o troféu, surge a notícia, publicada em um grande portal esportivo, de que um novo patrocinador poderia chegar a General Severiano para o Brasileirão.
Tô até hoje aguardando a Terça Feira do Denilson + Pepsi!
Somos a torcida mais maluca do planeta— Alexandre Abreu★彡 (@AlexadreCarlos2) February 17, 2020
Pessoal, eu deveria ter usado a tag #ironic… Denilson e Pepsi na camisa é uma lenda antiga no imaginário alvinegro.
— André Guedes (@aguedescartoon) May 17, 2011
Começarão as especulações e com certeza vai surgir a notícia de que o bota vai fechar com a pepsi e denílson e vão chegar na terça
— Matheus Duarte (8-8) (@matheusduarte91) December 6, 2010
Seven Up, marca da Pepsi, foi campeã brasileira com Botafogo em 1995
Este patrocinador seria a Pepsi e, na bagagem, o pentacampeão mundial Denilson, que defendia o Bordeaux, da França, poderia retornar ao futebol brasileiro e reforçar o Fogão se o acordo fosse concretizado. A coluna do FogãoNET procurou nos últimos dias várias fontes para elucidar este “folclore”. Mas adiantamos, muitos nem sequer lembraram desta manchete, inclusive o jornalista que assinou a matéria (acontece!). No entanto, conseguimos avançar.
De fato, Botafogo e Pepsi tinham laços muito estreitos por causa da parceria de grande sucesso vivida a partir de 1995, quando a Seven Up, marca da grande companhia de refrigerantes, estampou o manto alvinegro na campanha do título do Brasileirão conquistado no Pacaembu. O patrocínio, que começou logo após o fim do vínculo com a concorrente Coca-Cola em 1994, terminou em 1996. E desde aquele ano a união deixou um gostinho de quero mais, só não se sabia se era de cola ou limão. A superstição, característica comum nos botafoguenses, também aguçava o paladar.
Denilson? Dodô era o foco do Botafogo
A possibilidade voltou a ser cogitada dez anos depois pelo departamento de marketing. Em contato com a reportagem, Rivadávia Corrêa, coordenador do departamento de futebol do Botafogo, liderado por Manoel Renha na gestão Bebeto de Freitas, recordou vagamente as tratativas, que nunca saíram do estágio embrionário.
– O vice-presidente da Pepsi tinha, realmente, uma ótima relação com o Botafogo. Levou a Seven Up para o clube em 1995, mas em 2006 o Dodô era nosso. Foi um dos grandes atacantes que nosso clube já teve, além de ser muito importante para o grupo. Nosso foco era o Dodô. Estávamos com salários atrasados também. Bancar o Denilson seria muito complexo – disse o ex-dirigente alvinegro.
‘Denilson seria um excelente reforço’
José Talarico era o VP da companhia em questão. Amigo de infância de Carlos Augusto Montenegro, presidente do Botafogo no título brasileiro de 1995, foi peça fundamental para o histórico patrocínio e seria o contato para a retomada das negociações. Porém, as conversas, como sabemos, não evoluíram.
Mas não foi por falta de vontade do botafoguense Talarico. O desejo do alvinegro era ver a parceria ser bem mais duradoura. Ele também fez elogios a Denilson.
– Não me recordo dessa história. Lembro que anos atrás iniciamos o Projeto Seleção Pepsi e o Denilson era um dos nossos contratados. Ele filmou com o Guga um comercial do produto. Se dependesse apenas da minha vontade, como idealizador da parceria com o Botafogo, via lançamento de um produto no mercado (7 Up), o nosso contrato seria de dez anos. Naquela época, o Denilson, sem dúvida, seria um excelente reforço – disse Talarico.
Botafogo e Pepsi: apenas uma ideia após sucesso com 7 Up
Protagonista do meme, Denilson não retornou nossas ligações. O meia-atacante voltou ao Brasil no início de 2008 e vestiu as camisas do Palmeiras e do Itumbiara (GO). A aposentadoria veio em 2010, no Kavala, da Grécia. Hoje, “Denilson Show” é comentarista do Jogo Aberto, programa esportivo da Rede Bandeirantes.
Botafogo e Pepsi, apesar de nunca terem flertado publicamente, voltaram a virar notícia no ano seguinte, em 2007, todavia o patrocínio poderia vir em um formato diferente. Com a Liquigás, distribuidora de gás liquefeito de petróleo da Petrobras, como patrocinadora master, a marca de refrigerantes seria exibida apenas em bonés e publicidade estática, e ajudaria a trazer reforços para a Copa Sul-Americana. Colaborador da diretoria desde aquele tempo, Montenegro limitou-se a dizer para imprensa que era só “uma ideia que ainda seria desenvolvida”.
Honda: garoto-propaganda da Pepsi no Japão
Principal contratação do Botafogo para temporada 2020, Keisuke Honda foi recentemente garoto-propaganda da Pepsi. O camisa 4 do Fogão foi astro de comerciais da marca de refrigerantes em abril de 2019 no Japão para divulgar a “Japan Cola”. Quem sabe Honda não seja uma oportunidade de ouro para a uma negociação acontecer?
Assista aos vídeos abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=3zYOgWyxFSo
https://www.youtube.com/watch?v=qesQQg-ZZIY