Assim como em 2018, o Botafogo está garantido no pote 1 do sorteio da segunda fase da Copa Sul-Americana, que reúne os clubes com as seis melhores campanhas da parte inicial da competição e as dez equipes eliminadas da atual edição da Libertadores.

Restam apenas duas partidas para a definição de todos os classificados para próxima fase, mas o destino do Fogão no sorteio, que será realizado no dia 13 de maio na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, foi definido na noite desta quarta-feira. Com 6 pontos, 4 gols de saldo e 4 gols marcados, após o duelo contra o Defensa y Justicia, o Botafogo deve assegurar a quarta melhor performance, atrás de Colón (ARG), Independiente (ARG) e Deportivo Macará (EQU). O uruguaio Atlético Cerro e o paraguaio Deportivo Santaní (PAR) completam hoje o bolillero 1.

Somados aos clubes provenientes da Libertadores, que serão totalmente conhecidos na semana que vem (7 a 9/5), os times do pote 1 encaram um dos outros 16 classificados na primeira fase da Sula. Segundo o regulamento da Conmebol, na próxima fase, um duelo de equipes do mesmo país é permitido. Desta maneira, o Glorioso pode ter pela frente Corinthians ou Fluminense, que também avançaram, mas com pontuações menos expressivas.

O Boletim do C.E separou abaixo a situação de momento dos potes 1 e 2 da próxima fase da Copa Sul-Americana. Confira abaixo:

POTE 1

🇦🇷 Colón (6/5/5)*
🇦🇷 Independiente (6/4/6)*
🇪🇨 Deportivo Macará (6/4/5)*
🇧🇷 Botafogo (6/4/4)*
🇺🇾 Atlético Cerro (4/2/4)*
🇵🇾 Deportivo Santaní (4/2/3/2)*
🇨🇴 Atlético Nacional (melhor campanha da 3ª fase da Libertadores)
🇻🇪 Caracas (2ª melhor campanha da 3ª fase da Libertadores)
🇨🇱 Palestino (Grupo A da Libertadores)
🇻🇪 Deportivo Lara (Grupo B da Libertadores)
– Universidad Concepción, Godoy Cruz ou Sporting Cristal (Grupo C da Libertadores)
🇺🇾  Peñarol (Grupo D da Libertadores)
🇧🇷 Atlético-MG (Grupo E da Libertadores)
🇵🇪 Melgar (Grupo F da Libertadores)
– Tolima ou Jorge Wilstermann (Grupo G da Libertadores)
🇨🇱 Universidad Católica

* (Pontos/saldo de gols/gols pró/gols fora de casa)

POTE 2

Fonte: Redação FogãoNET