Uma matéria publicada pelo “Canaltech” na tarde desta terça-feira (2/5) informou que um perfil fake que utilizava fotos de John Textor, acionista majoritário da SAF Botafogo, foi denunciado por aplicar golpes recentemente em mulheres no Instagram.
De acordo com o site, o criminoso virtual, identificado como “Victor Mendez“, abordava as vítimas na rede social e pedia a compra de criptomoedas. Em troca, uma ajuda financeira graúda era oferecida às mulheres.
O falso sugar daddy pedia que a vítima enviasse cerca de R$ 500 em bitcoins para liberação do dinheiro e apresentava um comprovante adulterado de aproximadamente R$ 15 mil pela plataforma de pagamentos PayPal.
Para transmitir legitimidade ao perfil falso no Instagram, o golpista replicava fotos e legendas da página pessoal de Textor, como publicações no Estádio Nilton Santos, em viagens do empresário norte-americano ao Rio de Janeiro para assistir aos jogos do Botafogo. O desenrolar das conversas também combinava com as aparições do bilionário em terras cariocas para o melhor convencimento das jovens.
Segundo especialistas em segurança do “Cybernews“, site que recebeu a notificação do caso, na eventualidade de as mulheres caíssem no golpe, elas ficavam sem o dinheiro investido nas criptomoedas e, obviamente, também não recebiam o que foi tratado. A reportagem do “Canaltech” também relatou que o perfil foi devidamente denunciado para o Instagram.