A notícia da aprovação do projeto dos irmãos Moreira Salles, que visa a recuperação financeira do Botafogo para uma gestão profissional do futebol, já causou reações de um dos patrocinadores do clube. O empresário e youtuber Felipe Neto procurou o Boletim do C.E  na noite desta sexta-feira para a divulgação de uma carta aberta aos ilustres botafoguenses, que após o fim do estudo encomendado à Ernst & Young, deixaram o futuro de General Severiano nas mãos de dirigentes e torcedores.

E é exatamente isso que motivou a publicação de Felipe Neto. Segundo o patrocinador alvinegro, é preciso mais, ou seja, uma supervisão da família na gestão da nova empresa, que deve comandar o Fogão a partir da temporada 2020.

Confira abaixo o comunicado enviado à coluna do FogãoNET:

Têm que assumir!

Prezados Irmãos Moreira Salles, só isso não basta!

Escrevo esta carta aberta na esperança de que seja lida pelos irmãos, ou que ao menos chegue a seus representantes.

Hoje foi um dos dias mais importantes da história recente do Botafogo de Futebol e Regatas. O dia em que seria apresentada aquela que parece ser a única salvação para o clube, que não apenas se encontra afundado em dívidas, como não possui praticamente nenhuma solução de curto prazo para a quitação de salários, além de milagrosos empréstimos (sem qualquer possibilidade de serem pagos) ou benevolência de torcedores abastados, como aconteceu no último mês, quando Montenegro, Good e outros empresários pagaram os salários dos jogadores com o próprio bolso.

No meio de todo esse caos e o alerta de que o Botafogo pode declarar total falência já em 2020, surgiu a solução “Moreira Salles”. Hoje, após longos meses de espera, o estudo contratado com a E&Y foi apresentado. E ao analisar de fora o que foi proposto, eu estou longe de estar despreocupado ou aliviado.

A solução proposta inclui a criação de uma nova empresa que assumiria a gestão e receita de toda a parte referente ao FUTEBOL do Botafogo de Futebol e Regatas. Isso era exatamente o que esperávamos. Essa empresa receberia de imediato um aporte de capital de algo em torno de 300 milhões de reais para poder sanar todas as dívidas mais urgentes e possibilitar ao futebol do Botafogo de operar com baixíssimos riscos e real saúde financeira, algo que nunca foi visto por qualquer botafoguense vivo hoje. Deste modo, a nova empresa teria uma organização profissional de gestão do futebol, com CEO, CFO, COO, CTO e tudo o mais que vemos em organizações que de fato dão lucro, ao invés dessa balbúrdia eterna de gestões amadoras que segue sendo adotada no Brasil.

Até aí tudo estava lindo e maravilhoso. Era exatamente o sonho de todos os botafoguenses. Até chegar a página dois do que propuseram os irmãos Moreira Salles. E a página dois, neste momento, diz o seguinte: “nosso trabalho está feito, agora é com vocês”.

Esse era o medo de todos nós que acompanhávamos de perto. Os irmãos deixaram claro que, nesse momento, não há qualquer interesse em fazer uma oferta para compor os 300 milhões de investimento na nova empresa. Mas o que é ainda pior, eles não demonstraram qualquer interesse em montar um grupo de gestão realmente qualificado para transformar o Botafogo em um negócio. Eles apresentaram a ideia, mostraram o caminho, e em seguida tiraram o time de campo e informaram aos gestores AMADORES que hoje comandam o Botafogo: “agora é com vocês”.

Ora, irmãos MS, por tudo que é mais sagrado e pela alma de nosso glorioso Nilton Santos, eu brado com a bandeira alvinegra nas mãos: ISSO-NÃO-É-SUFICIENTE.

Toda a esperança que foi depositada em vocês durante esses longos meses foi a de que seriam vocês a colocar “ordem na casa”, que seriam vocês a implementar a gestão profissional que o Botafogo tão desesperadamente precisa, que seriam vocês a de fato salvar o clube e recolocá-lo na posição de destaque que merece.

O que vocês fizeram foi apresentar a solução e entregar nas mãos do grupo que foi responsável pelo Botafogo chegar onde está hoje – e aqui não me refiro somente ao “Mais Botafogo”, mas a absolutamente todos os amadores que pisaram no clube nos últimos 50 anos e permitiram que a situação chegasse a esse ponto, incluindo conselheiros, sócios e chapas de oposição.

Com a proposta apresentada pelos irmãos, agora será contratada uma pessoa experiente em captação de investimentos para trazer investidores. Esses investidores, que serão obviamente botafoguenses apaixonados, terão controle sobre a nova empresa, variando de acordo com o tamanho do investimento. E serão eles os sujeitos que irão mandar ou desmandar na equipe profissional de gestão, podendo contratar ou demitir o CEO e todos os executivos.

E eu acho que falo por quase todos os botafoguenses quando digo: nós não confiamos mais naqueles que já estão dentro do clube. Sim, é claro que existem ótimas pessoas, claro que existem empresários competentes em seus negócios, mas nenhum deles chega perto de ter a experiência, competência e nível de exigência de vocês, Walter e João.

Será que alguém realmente acredita que a futura equipe de gestão terá autonomia tendo 20 ou 30 sócios-investidores sendo torcedores apaixonados gritando para serem ouvidos nas reuniões de tomada de decisão? Como um CEO vai conseguir ter sangue frio e austeridade financeira para botar o clube nos trilhos, com 30 empresários botafoguenses apaixonados pressionando e gritando “CONTRATA O FRED, VALE A PENA” e “FOMOS ELIMINADOS DA COPA DO BRASIL, DEMITE ESSE CEO”?

No modelo que foi proposto hoje, o Botafogo sairia da crise financeira para viver uma crise de governança, na qual nenhum CEO do mundo conseguiria trabalhar e a nova empresa caminharia rumo a uma confusão completa por ausência de liderança.

O Botafogo precisa de mais que um plano, ele precisa de líderes experientes e competentes para permitirem que uma equipe de profissionais realmente qualificados coloque esse clube no lugar. E esses líderes, irmãos Moreira Salles, são vocês. Não um corpo de dezenas de empresários. Vocês. Sem liderança executiva e comando, eu prevejo que será só uma questão de tempo para chegarmos exatamente no mesmo ponto em que nos encontramos hoje.

Irmãos Moreira Salles, só vocês podem trazer o Botafogo de volta. Por favor, todos os alvinegros imploram em uníssono: montem essa equipe, supervisionem a nova empresa e não permitam que os velhos empresários de sempre controlem o nosso amado clube.

Um grande abraço,
Felipe Neto

‘Esse jogo vai virar, eu quero ser o vencedor!’
⬇ Não perca Atlético-MG x Botafogo! ⬇
Acredite na virada AO VIVO e DE GRAÇAComo assistir Atlético-MG x Botafogo ao vivo pela Copa Sul-Americana

Fonte: Redação FogãoNET