A conquista do 21º título estadual do Botafogo foi destaque na imprensa da América do Sul no início desta semana. Jornais de Argentina, Chile e Paraguai noticiaram o título alvinegro em cima do Vasco, no último domingo, no Maracanã.

O Diário Olé, maior jornal esportivo argentino, destacou o lance da vitória protagonizado pelo zagueiro Joel Carli, que defendeu anteriormente Aldosivi, Deportivo Morón, Gimnasia La Plata e Quilmes antes de atravessar a fronteira. A curiosidade fica por conta de como o periódico chamou o gol heroico do capitão: “agonizante”.

Carli foi destacado como ‘herói do Botafogo’ (Foto: Reprodução/Olé)

Já no Chile, quem ficou em evidência com o triunfo do Fogão foi o meia Leo Valencia. O jornal La Tercera abriu a matéria “Leo Valencia é expulso no título do Botafogo” de forma singular ao dizer que o camisa 10 teve “um dia para esquecer em um dia para ser lembrado”.

Expulsão de Valencia foi lembrada no Chile (Foto: Reprodução/La Tercera)

No Paraguai, como não poderia ser diferente, as manchetes foram todas para “Roberto Fernández”, como o atleta é conhecido no país. O jornal La Nación disse que o Botafogo foi campeão carioca “graças a Gatito” e que o goleiro da seleção nacional foi “determinante como de costume”.

Gatito e Flávio Tênius: campeões carioca (Foto: Reprodução/La Nación)