Especulado pelo Botafogo na temporada 2020, quando o clube procurava um treinador após as demissões de Paulo Autuori e Bruno Lazaroni, o técnico argentino Juan Pablo Vojvoda foi anunciado nesta terça-feira (4/5) pelo Fortaleza.
Na época, no mês de outubro, Vojvoda treinava o Unión La Calera, do Chile, e era visto como plano B pela diretoria do Botafogo, segundo o jornalista Paulo Vinícius Coelho. O principal alvo do comitê executivo de futebol era o venezuelano César Farías, que não foi liberado da seleção boliviana para comandar o Glorioso.
Sem sucesso, o Botafogo acabou fechando com outro estrangeiro no mês seguinte. O argentino Ramón Díaz chegou ao clube, mas, por problemas de saúde, teve seu contrato rescindido. A temporada terminou com Eduardo Barroca como técnico e com o Alvinegro rebaixado para Série B.
Quem é Juan Pablo Vojvoda?
Vojvoda é um técnico jovem, tem 45 anos, e suas equipes são conhecidas por jogar um futebol ofensivo e marcado pela posse de bola. Ele foi vice-campeão chileno em 2020 com o Unión La Calera e não renovou seu contrato. Seu vínculo com o Fortaleza é até dezembro deste ano.
Antes do La Calera, Juan Pablo ainda não tinha experiência fora da Argentina. Trabalhou no Newell’s Old Boys, Talleres, Huracán e Defensa y Justicia.