Carlos Eduardo Sangenetto

Quem frequentou as ruas do Rio de Janeiro durante a semana pôde perceber alguns divertidos anúncios do Google nas estações de metrô e nos pontos de ônibus. A ideia da empresa de estimular as pessoas a utilizarem o serviço de buscas na internet para consultas do dia a dia ganhou traços esportivos e “mexeu” com clubes de futebol, e claro, o Botafogo foi lembrado.

Os anúncios possuem como fundo uma imagem na “pegada meme” e vêm acompanhados das seguintes frases: “Último jogo do Fogão” e “Dá um Google”. Acontece que, no caso da tela que cita o Glorioso, aparece um gato com cores amareladas e uma expressão de assustado, como se estivesse incrédulo com algum resultado visto. Seria uma espécie de zoação com a derrota no Nilton Santos para o Barcelona de Guayaquil ou apenas uma tremenda coincidência? Qual é a cor do time equatoriano e o apelido do goleiro do Alvinegro mesmo, hein? A imaginação não precisa ser tão fértil.

Anúncio do Google no Metrô RioAnúncio do Google na estação de metrô de São Cristovão (Foto: Reprodução/Internet)

Google ainda não se posiciona sobre o anúncio

O departamento de marketing da Eletromidia, plataforma de mídia urbana responsável pelos anúncios, informou que a criação da campanha partiu do Google e que não acredita que o cartaz esteja relacionado com a derrota. A vinculação começou no dia 2 de maio.

O FOGÃONET tentou entrar em contato com a agência de publicidade que está à frente da campanha e o próprio Google, mas ambas as empresas, apesar de já estarem cientes do caso, não responderam a reportagem a tempo da publicação*.

* Esta nota será atualizada caso Google e/ou a agência resolvam se pronunciar.

Botafogo não é o único clube nos anúncios do Google

A assessoria do MetrôRio, concessionária que administra a malha metroviária da cidade, destacou que, além do Botafogo, outro clube carioca que é citado nos cartazes é o Fluminense. Times do exterior, como Bayern de Munique e Chelsea, também foram flagrados pelo blog nas plataformas e mezaninos das estações das Linhas 1 e 2.

Último jogo do seu time? Dá um Google!Vídeo na página do Google no Facebook e Youtube menciona o Sport Recife (Foto: Reprodução)
Assista aqui!

Fora do Rio de Janeiro e até mesmo na internet, equipes do Brasil inteiro são mencionadas e englobadas na campanha publicitária da multinacional.