O Godoy Cruz bateu o pé, não negociou o atacante Martín Ojeda com o Botafogo e a estratégia deu certo. O clube de Mendoza escapou nesta semana do rebaixamento no Campeonato Argentino-2022, que é definido pelo “promedio“, média de pontuação nas últimas três edições da competição.
“Porque acreditamos, confiamos, porque nunca duvidamos. Porque estávamos sempre juntos. Continuamos sendo de Primeira. Somos o único grande do Oeste Argentino. Obrigado jogadores, comissão técnica, funcionários, parceiros e torcedores pela confiança“, comemorou o Godoy Cruz nas redes sociais.
Prestes a completar 24 anos de idade, Martín Ojeda era um dos principais alvos da diretoria alvinegra na segunda janela de transferências. O Botafogo chegou a ter um acordo com o jogador, mas o Godoy Cruz não liberou justamente por conta da situação delicada na tabela de classificação. As negociações giraram entre 4 e 6 milhões de dólares.
Vale ressaltar que, apesar de a transferência para o Glorioso não ter acontecido, o ponta “não sai do circuito” para uma nova investida na temporada 2023. Além das estatísticas de destaque que veremos abaixo, o atacante é visto como um nome interessante por atuar como extremo pelos dois lados do setor ofensivo.
Ainda a três rodadas do fim, Ojeda é o líder isolado de assistências do Campeonato Argentino com nove passes para gol. Sebastián Villa, do Boca Juniors, e Gastón Togni, do Defensa y Justicia, vêm logo atrás com sete. Em relação à bola na rede, os números também são expressivos. Se considerarmos todas as competições disputadas na atual temporada, ele marcou 14 gols em 40 partidas como titular.

Ex-clube de Carli é o primeiro rebaixado
O primeiro clube rebaixado no país vizinho é o Aldosivi, de Mar del Plata. Ex-equipe do zagueiro alvinegro Joel Carli (2009-2011 e 2021) estava há quatro anos na elite argentina. A queda foi confirmada nesta quarta-feira (12/10) depois de derrota em casa para o Banfield por 1 a 0.
Além do Aldosivi, mais um time cairá para Primera B Nacional. A disputa está aberta entre o Patronato, da província de Entre Ríos, em uma situação mais difícil, e o Arsenal de Sarandí.