O Botafogo fez apenas um treino nesta terça-feira no CT do Hotel Fazenda China Park. Logo depois da apresentação do volante Thiaguinho, o técnico Alberto Valentim levou jogadores a campo para duas atividades. A parte final foi um coletivo com três times.
No primeiro período do treino, que começou às 16h, o técnico alvinegro reuniu grupos que formavam as populares “rodas de bobo”. Os participantes eram atletas que atuavam em setores conectados do campo e precisavam trocar passes de primeira com rapidez. Por exemplo, em uma das partes externas da roda, podemos ver um trio com Bruno Nazário (meia), Luiz Fernando (extremo) e Pedro Raúl (centroavante).
Posse de bola e verticalização rápida. Alberto Valentim insiste nesta orientação para os jogadores em mais um dia de treinos do Botafogo em Domingos Martins. ???⬆️⚽️ pic.twitter.com/3V8Xw3ijae
— Carlos Eduardo Sangenetto (@ce_sangenetto) January 14, 2020
Antes de apitar o início do coletivo, Valentim voltou a repetir a orientação dada na véspera para a equipe: posse de bola e verticalização das jogadas.
– Quero posse e verticalizar esse jogo. Joguem normal, quero realidade de jogo. Vamos fazer mal ao adversário quando roubamos essa bola! – exclamou algumas vezes, querendo intensidade para simular uma partida, já de olho nas duas primeiras rodadas do Campeonato Carioca, contra Volta Redonda e Madureira. Quatorze atletas vão deixar o Espírito Santo para os confrontos.
O coletivo tinha uma regra particular. Os gols seriam válidos apenas se três jogadores do time que estivesse atacando se posicionassem dentro da área. A ideia era preencher com velocidade o setor ofensivo. Gustavo Bochecha, Bruno Nazário, Luiz Fernando, Lecaros, Luis Henrique e Vinicius Tanque marcaram gols.
Alexander Lecaros aparece na ponta direita e coloca a bola na cabeça de Rafael Navarro. "Coisa linda de bola! Muito bom, Alex!", parabeniza Valentim. Mais à vontade, peruano incomodou os laterais no coletivo do Botafogo desta terça-feira. ?? pic.twitter.com/zl41SprrqL
— Carlos Eduardo Sangenetto (@ce_sangenetto) January 14, 2020
O zagueiro Kanu e o volante Luiz Otávio foram elogiados por Valentim. O lateral-direito Fernando Costanza foi bem nos desarmes. Fernandes e Lecaros, hoje mais solto, apoiaram bem o ataque pelo lado direito com cruzamentos próximos à linha de fundo.
– Ótimo treino! Coisa linda! Muito bom, moçada! De verdade! – comemorou Valentim ao terminar o dia de trabalho.