Foto 1 de 26
Depois de quase quatro anos e meio, Joel Carli teve sua saída do Botafogo anunciada nesta quinta-feira, dia 4 de junho. O argentino, contratado junto ao Quilmes (ARG) para a temporada 2016, foi capitão em diversas oportunidades, um líder dentro e fora de campo, mas não estava nos planos da equipe para 2020. Vamos relembrar a passagem dele pelo Glorioso!
Foto 2 de 26
Ao lado de Emerson Silva, ex-Atlético-MG e Avaí, Carli foi apresentado no Botafogo no dia 4 de janeiro de 2006 pelo gerente de futebol Antônio Lopes. O Glorioso havia acabado de retornar à Série A do Campeonato Brasileiro.
Foto 3 de 26
Pouco mais de um mês de sua apresentação, Carli fez sua estreia no Botafogo em partida contra o Resende, pelo Campeonato Carioca. O Glorioso venceu por 1 a 0 em Volta Redonda, e o argentino começou com a defesa sem ser vazada.
Foto 4 de 26
Não demorou para Carli balançar as redes. No dia 30 de março, ele marcou seu primeiro gol pelo Botafogo, na vitória por 2 a 0 sobre o Volta Redonda em São Januário.
Foto 5 de 26
Na rodada seguinte, Carli estufou as redes novamente. Deixou sua marca no empate em 2 a 2 com o Flamengo, em Juiz de Fora, pela primeira fase do Estadual.
Foto 6 de 26
Porém, o excesso de cartões começaram a mostrar um defeito de Carli. Na semifinal do Estadual de 2016, contra o Fluminense, ele foi expulso pela primeira vez. Entretanto, não afetou o Botafogo, que venceu por 1 a 0 em Volta Redonda, com gol de Ribamar, e avançou para a decisão.
Foto 7 de 26
Por conta da liderança, Carli foi capitão já em seu primeiro ano no Botafogo quando Jefferson, que teve de passar por cirurgia e ficou mais de três meses afastado, não pôde atuar. Nesta temporada, o Botafogo deu uma arrancada no Brasileirão e conseguiu a vaga na Libertadores-2017.
Foto 8 de 26
À vontade no clube, Carli brinca com o pequeno Valentín, seu filho mais novo, na Arena Botafogo: a adaptação ao Rio de Janeiro foi muito rápida.
Foto 9 de 26
Carli em ação com o Olimpia no Defensores del Chaco: zagueiro foi capitão na campanha história do Botafogo na Libertadores, quando o clube passou por cinco campeões e foi eliminado pelo futuro campeão Grêmio nas quartas de final.
Vitor Silva/SSPress/Botafogo — Foto 10 de 26
Numa das imagens mais marcantes de sua carreira no Botafogo, Carli comemora um gol no empate em 2 a 2 com o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro de 2017, diante de um Estádio Nilton Santos com ótimo público.
Foto 11 de 26
Carli marcou mais um, na goleada do Botafogo sobre o Atlético-MG por 3 a 0 no Estádio Nilton Santos, pelas quartas de final da Copa do Brasil de 2017. O Fogão caiu para o Flamengo nas semifinais.
Foto 12 de 26
Carli foi até o ídolo Jefferson comemorar o gol diante do Galo.
Foto 13 de 26
Durante sua passagem, Carli sempre teve muito carinho com os garotos. Marcelo Benevenuto, hoje titular incontestável e xodó da torcida, considera o argentino uma de suas referências ao lado de Thiago Silva e Koulibaly.
Foto 14 de 26
O ponto alto da passagem de Carli: como um legítimo centroavante, já na base do desespero, ele marcou o gol que levou a decisão do Carioca contra o Vasco para os pênaltis no Maracanã, nos acréscimos.
Foto 15 de 26
Nos pênaltis, Gatito brilhou mais uma vez e o Botafogo foi campeão estadual pela 21ª vez. Como capitão, Carli levantou o troféu diante de um Maracanã lotado. Um dia sem dúvida inesquecível!
Foto 16 de 26
Fogão me Chama! Ao lado do troféu do Carioca, principal estrela do evento, do presidente Nelson Mufarrej e do vice Carlos Eduardo Pereira, Carli participou do lançamento dos novos uniformes da Topper
Foto 17 de 26
Em agosto, Carli recebeu uma homenagem do Botafogo por ter atingido a marca de 100 jogos pelo clube. O argentino fechou com 154 partidas e é o terceiro estrangeiro com mais jogos na história do Alvinegro.
Foto 18 de 26
Diante do Sport, pelo Campeonato Brasileiro de 2018, Carli marcou seu último gol pelo Botafogo. Na foto, ele é celebrado por Igor Rabello, o zagueiro que mais fez dupla com ele no clube.
Reprodução/BotafogoTV — Foto 19 de 26
Na Copa Sul-Americana de 2019, Carli puxa a corrente no jogo contra o Sol de América, dizendo que esperava voltar para disputar a final em Assunção, no Paraguai. O Botafogo, porém, foi eliminado pelo Bahia nos pênaltis, na terceira fase.
Fred Gomes / Globoesporte.com — Foto 20 de 26
Ao lado de João Paulo e Gabriel, Carli foi um dos líderes dos protestos contra salários atrasados em 2019. Atletas chegaram a se recusar a dar entrevistas e, depois, falaram com a imprensa sem mostrar os patrocinadores do clube.
Foto 21 de 26
Uma sessão de fotos com a torcida no Estádio Nilton Santos com a presença de Carli e Gabriel foi cancelada por conta do protesto dos jogadores.
Foto 22 de 26
No Campeonato Brasileiro de 2019, Carli dá uma encarada em Bruno Henrique. O Flamengo venceu por 1 a 0 no Estádio Nilton Santos, mas o argentino não deixou barato.
Rodrigo Teixeira/O Dia — Foto 23 de 26
Tem gringo no samba! Carli compareceu aos desfiles de Carnaval do Rio na Marquês de Sapucaí, em clique de 2020.
Sérgio Santana/Lance! — Foto 24 de 26
Identificados com o clube, Carli e Gatito Fernández comparecem ao velório de Valdir Espinosa em General Severiano, em fevereiro deste ano.
Foto 25 de 26
Com a faixa de capitão e rodeado de mascotes, Carli entrou pela última vez em campo com a camisa do Botafogo no duelo contra o Flamengo, no Maracanã, pelo Campeonato Carioca. O resultado não foi nada bom: derrota por 3 a 0, apesar de o Botafogo ter tido um gol anulado bastante duvidoso quando o jogo estava empatado.
Foto 26 de 26
Obrigado, Carli! A torcida alvinegra agradece a forma como sempre honrou nossa camisa e a Estrela Solitária!