Nada menos do que 22 jogadores do Botafogo têm contrato se encerrando neste domingo, último dia de 2017. Alguns deles já têm destino certo, outros têm acordo para permanecer no Glorioso e outros estarão livres no mercado a partir desta segunda-feira.

A “barca alvinegra” tem nomes experientes, como o zagueiro Emerson Silva, o volante Airton, o zagueiro Renan Fonseca (já anunciado pela Ponte Preta) e o atacante Roger (que já fechou com o Internacional). O lateral-esquerdo Victor Luis (Palmeiras) e o atacante Guilherme (Grêmio) retornam para seus ex-clubes.

Entre estes nomes, o lateral-direito Arnaldo e o lateral-esquerdo Gilson já acertaram suas renovações – os novos contratos devem ser registrados na próxima semana, quando as federações retornam do recesso. O volante Dudu Cearense e o lateral-direito Luis Ricardo também têm acordos para renovar por mais um ano.

Veja a situção de cada um:

AIRTON – Tem situação indefinida. Deu entrevistas de que não foi procurado pela diretoria para renovar, mas o técnico Felipe Tigrão teria pedido a renovação do volante. Além disso, já foi noticiado o interesse de Jair Ventura levá-lo para o Santos.

ALISON – Após amargar a reserva no Brasileiro de Aspirantes, o meia estourou a idade da categoria sub-20 e não será aproveitado nos profissionais.

ANDREAZZI – Está acertando sua transferência para o Gil Vicente, de Portugal.

ARNALDOO Botafogo já anunciou sua renovação, que será oficializada nos próximos dias. O clube pagou R$ 300 mil à Penapolense para comprar 50% dos direitos econômicos do lateral-direito.

DUDU CEARENSE – Foi o pivô de uma polêmica por conta de sua renovação de contrato anunciada antes e que depois foi colocada em espera. No final das contas, tem acordo para ficar por mais um ano.

DIERSON – Chegou até a receber chances no Brasileiro de Aspirantes, mas a partir do dia 1º de janeiro será um jogador livre.

EMERSON SANTOS – Revelado em General Severiano, o zagueiro assinou pré-contrato com o Palmeiras ainda no meio do ano e será atleta do Alviverde a partir desta segunda.

EMERSON SILVA – O experiente zagueiro não terá seu contrato renovado.

GEGÊ – Atuou por empréstimo pelo ABC no segundo semestre. Não ficará.

GILSON – Não é um dos atletas mais queridos pela torcida, digamos assim, mas já acertou sua renovação contratual por mais dois anos. A Ponte Preta queria o lateral-esquerdo, que também foi usado por Jair Ventura muitas vezes na meia-esquerda.

GUILHERME – Décimo-segundo jogador de Jair, ele retorna ao Grêmio, clube pelo qual estava emprestado.

JEAN – O jovem lateral-esquerdo estava emprestado para o Boavista (RJ) e agora estará livre no mercado.

JONAS – Sofreu grave lesão no começo do ano e jogou pouco. Também já foi avisado de que não vai permanecer.

JORDAN – Um dos jogadores mais utilizados pelo sub-20 este ano, tem contrato se encerrando apesar de ainda ter mais um ano para atuar na categoria.

LUAN HENRIQUE – Atacante do sub-17, tem contrato profissional até este dia 31 e fez apenas três gols no Campeonato Carioca da categoria.

LUCAS CÉSAR – Zagueiro do sub-20, também teria mais um ano para atuar na categoria.

LUIS RICARDO – Assim como Dudu Cearense, também teve seu nome envolvido em polêmica na hora da renovação – o episódio foi inclusive uma das causas para a saída do vice de futebol, Cacá Azeredo. Tem acordo para ficar por mais um ano.

RENAN FONSECA – Jogador mais odiado pela torcida, já foi anunciado pela Ponte Preta para a temporada 2018.

ROGER – Atacante teve momentos excelentes, mas deixou o clube pela porta dos fundos e já foi anunciado pelo Internacional, clube com o qual assinou por dois anos.

SAULO – O goleiro de 22 anos foi campeão do Torneio OPG no final do ano e deve renovar até 2020, sendo o terceiro goleiro após a saída de Helton Leite para o São Caetano.

VICTOR HUGO – Também goleiro, não vai ficar no clube em 2018.

VICTOR LUIS – Titular durante toda a temporada, voltou ao Palmeiras a pedido do clube paulista, pelo qual estava emprestado.

Fonte: Redação FogãoNET