A briga pela vaga na Libertadores ficou ainda mais acirrada. Ultrapassado pelo Vasco neste domingo, o Botafogo (8º colocado hoje) pode garantir matematicamente, por incrível que pareça, a classificação para a competição continental na próxima quarta-feira.

Para que isso aconteça, o Botafogo precisa vencer o Palmeiras nesta segunda-feira, em São Paulo, e torcer para que o Grêmio conquiste a Libertadores na quarta-feira – no primeiro jogo, o Tricolor Gaúcho venceu o Lanús, em Porto Alegre, por 1 a 0.

Neste cenário, o Botafogo estaria com 55 pontos, na sexta colocação, e não poderia ser alcançado pelo nono colocado, a Chapecoense, que tem 51 – com o título do Grêmio, seriam oito vagas.

>> Botafogo retorna ao G-7 com empate nesta segunda no Allianz Parque

Caso o Grêmio não seja campeão, aí duas vagas seriam disputadas por Botafogo (55, vencendo), Flamengo (53) e Vasco (53), Chapecoense (51) e Atlético-MG (51). O Glorioso só poderia ser alcançado pelos seus rivais cariocas.

Vaga direta

Além disso, se o Grêmio segurar a vantagem e for o campeão, o Botafogo só depende de si para conquistar a vaga direta à fase de grupos da Libertadores-2018. Com duas vitórias, terminaria na sexta colocação, vaga que seria aberta pelo título gremista.

Veja como ficou a classificação:

Fonte: Redação FogãoNET