Vice-presidente comercial e de marketing e acumulando também a de futebol do Botafogo, Ricardo Rotenberg explicou, em entrevista à Rádio Brasil, que a mudança do modelo de gestão para clube-empresa não deve ocorrer na virada do ano. A tendência, segundo ele, é que essa mudança aconteça durante o primeiro semestre.
Desta maneira, o planejamento para a próxima temporada será iniciado ainda sob a atual gestão e com os recursos financeiros existentes – que são escassos, como já é de conhecimento geral. Mas não há motivo para preocupação por parte do torcedor alvinegro.
– Ano que vem o clube irá mudar para o modelo de empresa, não provavelmente dezembro e janeiro, mas certamente no primeiro semestre do ano que vem. Nosso planejamento já começa na segunda-feira, dia 9, para pensar no elenco para o início do ano que vem, provavelmente sem uma empresa ainda tocando, com o Botafogo mesmo tocando. Enquanto não houver a mudança, vamos fazer o planejamento com o recurso que nós temos e preparar um elenco que possa ter um desempenho melhor do que foi esse ano. Esperamos nossos investidores, e a única coisa que pedimos é que mantenham as tradições alvinegras, a camisa, o hino, o respeito ao Botafogo e ter um time competitivo – disse Rotenberg à Rádio Brasil.
Rotenberg explicou que, pela lei que foi aprovada na Câmara e que aguarda apreciação do Senado, não há mais uma data fixa para que um clube de futebol transfira suas propriedades desportivas para uma empresa junto à CBF – atualmente, esse prazo é entre o final de dezembro e as primeiras semanas de janeiro.
– A lei aprovada na Câmara, que vai para o Senado agora, autoriza a CBF a aceitar que um clube vire empresa durante o ano, não tem mais o calendário de mudança de futebol para empresa, em termos de passar o direito de uso federativo da sociedade esportiva para a empresa apenas em datas especiais. Acontecendo a aprovação no Senado, o Botafogo pode chegar em abril, em maio, em junho, em março, em julho, em agosto, pode mudar durante o campeonato mesmo e a empresa assumir – afirmou o dirigente.