Desde que assumiu o Botafogo, Zé Ricardo teve uma semana de treinos e, depois da partida contra o Paraná, foram quatro dias até o duelo contra o Nacional-PAR. E o treinador do Glorioso, no último sábado, mostrou que estava preocupado com a sequência de quatro jogos em dez dias desde o tal jogo pela Copa Sul-Americana. Este ciclo se fechou no último confronto, com a vitória sobre o Sport, e um novo vem aí.

Destes quatro jogos que se foram, o Glorioso venceu o time paraguaio e avançou no torneio continental, perdeu para Atlético-MG e Palmeiras, e superou o Leão pernambucano. Claros 50% de aproveitamento, que o comandante quer melhorar para, no Campeonato Brasileiro, o time deslanchar.

– A gente vê um grupo mais destacado na parte de cima da tabela e, no bolo em que estamos, temos que pensar jogo a jogo. Sequência sem vencer incomoda qualquer equipe. Agora, temos um sequência também difícil, mas com uma semana para trabalharmos o grupo. Encerra-se uma série de quatro jogos em dez dias. A vitória devolve confiança e o equilíbrio – entende o treinador.

No próximo sábado – ou seja, uma semana após a partida anterior -, o adversário é o Grêmio. E, antes da próxima pausa de sete dias, o Botafogo terá os jogos contra o Tricolor Gaúcho, Cruzeiro e Fluminense. Fora, em casa e fora, respectivamente. Em nenhuma destas ocasiões os rivais deverão escalar maioria de reservas (confira mais abaixo). Até por isso, é o Alvinegro que tem de evoluir.

– Eu seria um pouco hipócrita se dissesse que queria brigar com Internacional e São Paulo. Hoje, estamos num pelotão no qual. se ganhamos duas seguidas, brigamos por G6, G7… se perdemos duas ou três seguidas, vamos lá embaixo brigar contra a zona de rebaixamento – explica o volante Jean. E conclui:

– Temos uma sequência, agora, dura. Então temos que o pontuar o máximo possível para nos afastar da zona de desconforto, até para dar tranquilidade porque miramos muito a Sul-Americana nesse segundo semestre.

Últimos jogos do Botafogo:
12/8 – Paraná (empate, fora)
16/8 – Nacional-PAR (vitória, em casa)
19/8 – Atlético-MG (derrota, em casa)
22/8 – Palmeiras (derrota, fora)
25/8 – Sport (vitória, em casa)

Próximos jogos do Botafogo:
1/9 – Grêmio (fora)
5/9 – Cruzeiro (em casa)
9/9 – Fluminense (fora)

Contextos:
O intervalo entre os quatro últimos jogos foi de três dias, enquanto o intervalo entre os próximos jogos será de quatro dias.

– Antes de enfrentar o Botafogo, o Grêmio terá jogado no meio desta semana contra o Estudiantes (ARG), pela Copa Libertadores da América.

– Quando encarar o Glorioso, o Cruzeiro estará no meio de uma sequência de três jogos no Campeonato Brasileiro, antes do primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil. O time deverá ter mais titulares exatamente contra o Botafogo.

– O Fluminense terá uma semana de descanso depois de enfrentar o Botafogo, de modo que deverá ter força máxima no Clássico Vovô.

Fonte: Terra