Eduardo Barroca começou muito bem seu trabalho no Botafogo. A vitória do Alvinegro no clássico sobre o Fluminense, por 1 a 0, com gol de Alex Santana, foi a terceira seguida sob seu comando. Na entrevista coletiva após o jogo, o técnico comemorou a boa campanha no Campeonato Brasileiro.
– Percebi que tínhamos um potencial de começar forte a competição ao ver a reação dos jogadores, a dedicação nos treinos, principalmente após a derrota para o São Paulo. Nossa meta ainda é começar bem, temos desafios duros até a nona rodada. Precisamos focar na recuperação dos jogadores, dar condição a todos eles na semana cheia – comentou o técnico.
O treinador manteve o discurso de pés no chão apesar das três vitórias em quatro jogos na competição. Este é o melhor início de Brasileirão do Botafogo desde 2007.
– Não trabalhei com meta de pontos. O compromisso é se exigir ao máximo e trabalhar na plenitude pensando em ganhar todos os jogos. Vamos assim até a parada para a Copa América. Temos que arrumar soluções para ter a maior pontuação até essa parada. E em um segundo momento poder planejar a médio e longo prazo. Sabemos das dificuldades e do nível da competição. Só estamos conseguindo isso pelo mérito dos jogadores. Assim vamos continuar porque ainda temos muita coisa a crescer – disse Barroca.
Além de comemorar o bom momento, Barroca elogiou muito o técnico adversário. Para ele, o estilo que Fernando Diniz imprime ao Fluminense obrigou o Alvinegro a atuar de uma maneira diferente.
– A comunidade do futebol precisa bater palmas para o Diniz. Não pensamos em jogar retraídos, no contra-ataque. O tempo de trabalho que o Diniz tem, o que ele impõe a seus jogadores, fizeram a gente ter que sair do que estamos habituados. Precisamos ter repertório para jogar de outra forma. Acho que o Botafogo fez isso muito bem. Nossa equipe está amadurecendo – opinou.
Por fim, o técnico também agradeceu a presença da torcida no clássico, apesar de ter apenas 10% da carga de ingressos – o Flu era o mandante.
– A torcida do Botafogo reconhece esse bom momento do time. Está junto conosco desde o primeiro momento. Vejo eles junto, reconhecendo o esforço. É algo gratificante ver o esforço dos jogadores e os resultados – declarou.
O Botafogo agora terá uma semana livre de treinamentos antes de viajar para enfrentar o Goiás, no domingo, no Serra Dourada. Após a vitória no clássico, antes do fechamento da quarta rodada, o Alvinegro é o vice-líder da competição, com 9 pontos, atrás apenas do Atlético-MG por conta do saldo de gols.