Sob direção do sócio-proprietário Carlos Salomão, o basquete do Botafogo enviou ofício às entidades responsáveis demonstrando o interesse em participar do NBB, o campeonato nacional da categoria, e a Champions League Américas – torneio que está apto a disputar após conquistar a Liga Sul-Americana em 2019.
Líder do movimento “Juntos Pelo Basquete“, Salomão foi nomeado pelo presidente Nelson Mufarrej para tocar o projeto e tentar reunir fundos. O Botafogo ainda está no estágio de captação de recursos financeiros para montagem do elenco e busca informações sobre prazos para poder disputar os torneios.
Em julho, Mufarrej comunicou a interrupção do basquete do Botafogo por conta da falta de recursos, e todos os jogadores e comissão técnica foram liberados após o fim dos contratos. Antes disso, Alexandre Brito, vice-presidente de esportes olímpicos, e Gláucio Cruz, diretor da pasta, já haviam deixado o clube.
Nomes importantes do basquete já inclusive assinaram com outros clubes, como o técnico Léo Figueiró, anunciado pelo Bauru; o ala-armador Cauê Borges, reforço do Paulistano; e o pivô Lucas Mariano, que foi para o São Paulo. Ídolo do Botafogo, o norte-americano Jamaal Smith também já publicou uma mensagem de despedida em suas redes sociais.
