A demissão do técnico Zé Ricardo após a derrota de 2 a 1 para o Juventude no Rio Grande do Sul, que originou a eliminação na terceira fase da Copa do Brasil, e a contratação de Eduardo Barroca como seu substituto devem ser as únicas modificações no departamento de futebol do Botafogo. Pelo menos esse é o desejo do presidente Nelson Mufarrej que, mesmo pressionado por conselheiros, boa parte da torcida e até mesmo da imprensa, deverá manter a estrutura que tem Gustavo Noronho como vice-presidente de futebol e Anderson Barros como diretor executivo.

Os bastidores do clube, porém, estão fervendo, principalmente depois de o ex-presidente Carlos Eduardo Pereira criticar a contratação de Barroca e pedir uma reestruturação no departamento de futebol. Há quem diga que Pereira sempre viu com maus olhos a demissão do antecessor de Barros, Antônio Lopes.

O desempenho do Botafogo nos próximos meses, porém, pode ser decisivo para mudanças no departamento de futebol. Após o time cair diante do Juventude e sequer conseguir uma vaga nas semifinais do Campeonato Carioca, a pressão pela saída dos dois dirigentes do futebol é enorme. Se o Botafogo não corresponder nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro dificilmente Mufarrej vai conseguir evitar mudanças bruscas.

Paralelamente a isso os irmãos Moreira Salles, ligados ao mercado financeiro, seguem analisando a possibilidade de investimentos no Botafogo. Estudos estão sendo feitos para uma análise profunda da dupla.

Dentro de campo o elenco voltou a trabalhar sob o comando do novo treinador. A estreia de Barroca será também a estreia do Botafogo no Campeonato Brasileiro, dia 27 de abril, contra o São Paulo às 16h, no Morumbi. Para este jogo ele dificilmente terá o atacante Diego Souza, que sofreu estiramento grau 1 na parte posterior da coxa esquerda. A boa notícia é que o zagueiro Joel Carli, se recuperando de uma artroscopia no joelho direito, vai voltar aos trabalhos, pois está em fase de transição para a preparação física. Com dores na coxa direita, o meia chileno Leonardo Valencia também vai voltar a trabalhar com o plantel. Nesta sexta-feira o elenco trabalha na parte da manhã.

Fonte: Gazeta Esportiva