A mudança na regra da mão na bola tem gerado confusão e pode sofrer nova alteração em breve. Segundo o colunista Paulo Vinicius Coelho, do GE, a International Board (IFAB) se reunirá na próxima segunda-feira para discutir as últimas recomendações para marcações de pênaltis em toques de mão, algo que tirou torcida, jogadores e diretoria do Botafogo do sério.
Diversas federações europeias e a própria Uefa pedem que seja retirada a recomendação atual e volte a regra antiga, de que se houve ou não a intenção do toque. A tendência é de que a mudança na regra seja aprovada e passe a valer a partir do próximo ano.
As novas orientações sobre toque de mão acabaram prejudicando o Botafogo nos dois últimos jogos, contra Bahia, na Arena Fonte Nova, e Red Bull Bragantino, na última segunda-feira no Estádio Nilton Santos. Em sua explanação, PVC diz que está sendo claro que o Alvinegro está sendo prejudicado e pode até ser rebaixado por conta dos erros cometidos pela arbitragem.
“Por mais que se discutam e que sejam até considerados erros os pênaltis marcados para o Bahia e para o Bragantino, ainda que só sejam possíveis pela atual regra, o Botafogo pode ser rebaixado com interpretações (certas ou erradas) que não existiriam há dois anos e que serão impossíveis daqui a um ano. Já é quase certo que a regra velha vai voltar. Mas, até lá, vai fazer vítimas. O Botafogo pode ser uma delas”, escreveu PVC em seu blog.