Começa neste sábado (27) o Campeonato Carioca Sub-20, com oito partidas abrindo a competição. O primeiro dia reserva seis partidas, duas delas já pela manhã. O torneio de juniores é, para muitas equipes, o segundo campeonato da temporada, uma vez que a Copa São Paulo terminou no começo da semana. Na disputa, os quatro grandes são evidentes favoritos, destacando-se o Flamengo, que ganhou a Copinha, mas equipes de menor investimento tentam surpreender como o Tigres, último pequeno a ser campeão, fez em 2009.

No ano passado, o Madureira foi o “intruso” das quatro primeiras posições, desbancando o Fluminense na quarta colocação pelo número de vitórias. O Nova Iguaçu chegou perto, terminando com o sexto lugar, só dois pontos atrás dos adversários. Embora tenha feito a segunda pior campanha geral, atrás do Flamengo, o Vasco da Gama é que foi o campeão estadual por ter conquistado os dois turnos. Foi a 13ª conquista cruz-maltina, contra 15 do Botafogo, 17 do Fluminense e 29 do Flamengo.

O Grupo A deste ano tem Flamengo, Vasco, Nova Iguaçu, Volta Redonda, Bangu, Resende, Cabofriense e Bonsucesso. No B, estão Fluminense, Botafogo, Madureira, Boavista, Portuguesa, Macaé, America e Goytacaz. As equipes se enfrentam, no primeiro turno, dentro do próprio grupo e, no segundo, contra equipes da outra chave. Em cada turno, classificam-se os dois melhores de cada grupo para as semifinais e, posteriormente, a final.

Nas semifinais gerais, aplica-se a mesma regra do campeonato de profissionais: os campeões dos dois turnos se classificam junto com as outras duas equipes de melhor campanha. Se o mesmo time ganhar as Taças Guanabara e Rio, vai direto à decisão e espera o melhor time de uma disputa eliminatória dos quatro melhores colocados gerais. Mais uma vez para 2018, as preliminares dos jogos de profissionais estão garantidas na categoria sub-20, o que deve atrair a atenção de mais torcedores para a competição.

Confira abaixo todos os jogos da primeira rodada da Taça Guanabara Sub-20:
(com asterisco, jogos que serão preliminares de partidas profissionais)

Sábado (27/1)
10h – Fluminense x Portuguesa (Xerém)
10h – Botafogo x Boavista (CEFAT)
13h45 – America x Macaé* (Giulite Coutinho)
16h – Nova Iguaçu x Resende (Jânio Moraes)
16h – Vasco x Cabofriense (São Januário)
16h – Madureira x Goytacaz (Aniceto Moscoso)

Domingo (28/1)
10h – Flamengo x Bonsucesso (Gávea)

Segunda-feira (29/1)
17h15 – Volta Redonda x Bangu* (Raulino de Oliveira)

Fonte: FutRio