Poucos minutos depois da queda decretada do Botafogo à Série B, com a derrota para o Sport, o comentarista e ex-jogador Casagrande fez um desabafo sobre esse episódio lamentável da história do Glorioso. Para ele, todos os jogadores deveriam receber uma aula sobre o clube para aprenderem a honrar a camisa.
– Os times deveriam fazer uma sessão tipo de cinema e mostrar grandes histórias para que os jogadores que chegarem entenderem como tem que se dedicar, qual a importância de jogar por esse clube. Eles têm que saber que é para chegar não só para jogar bola, mas sim para lutar pela história do seu clube – desabafou Casagrande, que continuou:
– Meu trabalho inicial (para a Série B) seria dar apoio e confiança a essa garotada, que é boa de bola. E quem eu fosse contratar teria uma aula de Botafogo. Chegaria e falava: “Senta aí, já jogou aqui Garrincha, Didi, Zagallo, Manga, Caju, Roberto Miranda, Jairzinho, foi campeão aqui, campeão lá.” Tem que saber a história. Se o jogador não sabe a história, não entende muito como ele foi parar ali. Hoje o empresário é quem leva. Isso tem que acabar no futebol brasileiro.
Com apenas quatro vitórias em 34 jogos, o Botafogo foi rebaixado com quatro rodadas de antecedência e vai disputar a Série B pela terceira vez.