Em decreto publicado em edição extraordinária do Diário Oficial da Prefeitura, nesta sexta-feira, o prefeito Marcelo Crivella marcou a data para os eventos esportivos voltarem a contar com público. Será no dia 10 de julho, como parte da etapa 3B do plano de reabertura da cidade do Rio de Janeiro.
No momento, os jogos de Campeonato Carioca de futebol são a única competição já retomada na cidade. Mas as partidas ocorrem com portões fechados devido ao risco de contaminação por Covid-19.
O governo de Crivella estabeleceu que os eventos esportivos terão capacidade máxima de 1/3 do público, sem ultrapassar a regra de 4m² por pessoa. Determinou ainda que a venda de ingressos seja somente online ou em caixas de auto-atendimento. O decreto, no entanto, não explica como estas exigências serão atendidas.
Também ficou estabelecido que os eventos passarão a receber 2/3 do público a partir da fase 5 do plano de reabertura, previsto para 1º de agosto. Por fim, na fase 6, prevista para o dia 16 de agosto, será permitida a capacidade total.
Vale destacar que estas etapas estão sujeitas à evolução da pandemia de Covid-19 na cidade. Até o momento, a prefeitura considera que o Rio tem reagido bem à pandemia.
Veja o que diz o texto:
“ABERTO COM RESTRIÇÕES: Centros de treinamentos esportivos abertos para treino, sem público, sendo vedado uso de sauna, piscina e banheira de hidromassagem. Competições esportivas com capacidade simultânea máxima de 1/3, sem ultrapassar a regra de 4m² por pessoa. Venda de ingressos somente online ou caixas de auto atendimento. Atividades de lazer e esporte em piscinas, vedado o compartilhamento de objetos.Clubes, associações, hipódromos, quadras de aluguel e congêneres abertos, vedado esportes de contato.Continuam fechados escolinhas de treinamento.Continuam vedados eventos em espaços fechados.”