O elenco do Botafogo se reapresentou nesta quarta-feira para o início do trabaho em 2020. Com caras novas e remanescentes, os atletas chegaram ao Estádio Nilton Santos às 08h e iniciaram uma bateria de testes e exames fisicos sob o comando dos profissionais do clube. A equipe realizará nova atividade na parte da tarde, às 16h, desta vez no campo anexo, para uma atividade física.

Período importante para avaliar a condição física individualizada do plantel e municiar o treinador Alberto Valentim com informações valiosas para a montagem dos treinamentos, principalmente durante o período no China Park, em Domingos Martins-ES, local da preparação alvinegra fora do Rio. Fisiologista alvinegro, Manoel Coutinho falou sobre os procedimentos iniciais com os atletas.

– Esse primeiro dia foi marcado por uma série de testes físicos que tem por objetivo avaliar como está a condição do atleta logo depois das férias. Com os atletas que já estavam conosco fica mais fácil, já temos um controle e uma expectativa em relação ao ano passado, foram orientado para esse período pelo nosso nutricionista Rodrigo Vilhena e o Preparador Físico Felippe Capella. Com os recém-chegados, que não temos muitas informações, exige um maior cuidado por não termos um conhecimento sobre o histórico. Então esse primeiro momento serve para conhecermos e a partir de agora iniciarmos o controle – destacou Manoel, que especificou cada processo.

– Fizemos testes de antropometria(peso, estatura, perímetros e composição corporal), balança de bioimpedância. Plataforma de força para verificar a potência através dos saltos e também testes de força no Kineo, além dos exames médicos, com a nutrição e fisioterapia. Esperamos acabar todas essas avaliações na sexta-feira antes da viagem. As cargas serão aplicadas de forma progressiva para que possamos crescer no trabalho sem lesões precoces – contou.

CARGAS INICIAIS ATÉ A VIAGEM AO CHINA PARK

– Nesse primeiro momento, como estamos coletando e estudando os dados, as cargas serão mais aplicadas progressivamente para que em Domingos Martins possamos ter uma boa base de condicionamento físico. Certamente teremos necessidades diferentes dentro do elenco, uns com foco na redução de gordura corporal e outros para ganhar massa magra. Nosso nutricionista Rodrigo Vilhena vai atuar forte dentro desse processo também. Nesses dados preliminares já pude notar essas diferenças e, como cada atleta tem seu histórico, vamos elaborar estratégias individuais para que todos possam alcançar seus objetivos.

O PESO E SUA COMPOSIÇÃO

– Hoje fizemos a composição corporal com o objetivo de identificar o peso e sua composição. O quanto corresponde em massa de gordura e massa magra. Esse controle é essencial ao longo da temporada, focando sempre em ampliar a massa magra para otimizar a performance, além de reduzir a massa de gordura dos atletas que estejam acima do ideal. O que esperamos é exercer um controle individual destas variáveis para que possamos atingir um nível ideal respeitando a individualidade de cada atleta.

Fonte: Site oficial do Botafogo