Depois de inúmeras idas e vindas na relação com o Botafogo, o Flamengo volta a mandar um jogo no estádio Nilton Santos (Engenhão) após três anos. Nesta quarta-feira (21), o Rubro-negro recebe o Madureira, às 19h30, pela rodada inaugural da Taça Rio.
A última vez como mandante no estádio foi em 7 de março de 2015 – vitória sobre o Friburguense por 2 a 0. O atual campeão da Taça Guanabara ainda pisou o gramado do Engenhão em outras cinco oportunidades, mas nenhuma sendo o responsável pela partida.
Durante a gestão de Carlos Eduardo Pereira, Flamengo e Botafogo se distanciaram consideravelmente. A reaproximação de momento correu sério risco após a comemoração “chororô” de Vinicius Júnior, mas seguiu com o mandatário alvinegro Nelson Muffarej. O futuro, no entanto, é uma incógnita.
As diretorias acordaram apenas dois jogos do Flamengo no Nilton Santos. Além do Madureira, o Rubro-negro receberá o argentino River Plate – com portões fechados – pela estreia da Copa Libertadores. Contra o Tricolor Suburbano, o clube da Gávea pagará 100 mil de aluguel e mais custos operacionais do estádio – na casa dos R$ 200 mil.
Na ótica rubro-negra, a possibilidade de contar com o Engenhão em meio aos problemas na Ilha do Urubu e no Maracanã é bastante importante. O objetivo do clube ainda é o de fechar um pacote de jogos para a sequência da temporada.
Mas o panorama de momento contempla acordos pontuais. Até por conta da relação delicada nos últimos tempos, os clubes optam pela cautela antes de outros possíveis acertos. É como se os dois jogos do Flamengo no Engenhão fossem uma espécie de teste para o andamento da parceria.
Hoje, é impossível dizer quantos jogos mais o Rubro-negro mandará no Nilton Santos em 2018. Tudo depende de manter desarmada a bomba relógio que caminha junto aos rivais. Se tudo correr bem, o segundo jogo com mando de campo na Copa Libertadores também deve acontecer por lá.
No Engenhão, o Flamengo disputou 90 jogos. Foram 45 vitórias, 32 empates e 13 derrotas. No estádio, o Rubro-negro conquistou de forma invicta o Campeonato Carioca de 2011. Uma nova história pode ser escrita a partir de agora.

Ex-goleiro Jefferson revela que ficou fora de convocação da seleção sub-20 por ser negro
O ex-goleiro Jefferson revelou durante participação no Resenha ESPN desta ...
Rodrigo Pimpão prega evolução e fala em carinho pelo Botafogo: ‘Muito grato’
No Botafogo desde 2016 – depois de ter deixado a equipe para atuar nos ...
Botafogo tem interesse em meia Frederico Martinez, do Liverpool-URU. Agente diz que há ‘muitas chances’
A busca do Botafogo por um atacante não para. Após demonstrar interesse na ...
Missa de 7º dia para presidente do Conselho Deliberativo do Botafogo será neste sábado
O Botafogo de Futebol e Regatas informa que a Missa de 7º Dia do Grande Benemérito ...
Botafogo quita salários de dezembro; funcionários tiveram janeiro pago
A diretoria do Botafogo continua no processo de quitar os pagamentos de salários ...
Montillo: ‘Uma pena que o departamento médico do Botafogo não conseguiu me deixar em condições quase nunca’
Foram 17 jogos e apenas um gol pelo Botafogo, em amistoso de pré-temporada ...
Rodrigo Pimpão vê confiança em alta e projeta evolução do Botafogo
Até a partida contra o Campinense, Pimpão tinha atuado em quatro partidas ...