O Ministério Público do Rio de Janeiro expediu recomendação para que o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) e a Ferj, a federação local de futebol, suspendam o eventual retorno do Campeonato Carioca. A suspensão deve valer até autoridades da área da saúde atestarem queda no número de casos de contaminação e óbitos por Covid-19 no estado.

Continua Depois da Publicidade


Caso a orientação não seja seguida, o MP pode ir à Justiça para obrigar o cumprimento dela.

A recomendação faz parte de inquérito instaurado para apurar o suposto retorno do Campeonato Carioca, provavelmente em junho. A retomada neste momento pode violar regras de distanciamento social e de prevenção contra o novo coronavírus, segundo a promotoria.

Continua Depois da Publicidade

Na última segunda (25), a Ferj fez uma reunião com os clubes para discutir a volta. Fluminense e Botafogo são contra.

Banner Dia dos Namorados da loja do FogãoNET (presentes para torcedores do Botafogo)


O inquérito e a recomendação são de responsabilidade da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva e Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital. A recomendação é assinada pelo promotor Rodrigo Terra.

Continua Depois da Publicidade

Procurada pela reportagem, a Ferj se manifestou por meio de sua assessoria de comunicação.

“A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro ratifica, uma vez mais, seguir as diretrizes das autoridades municipais de saúde e que, no momento, por não ter autorização para realizar partidas do campeonato na cidade do Rio de Janeiro, mesmo que de portões fechados, sem presença de público, assim não o fará, como amplamente afirmado e reafirmado inúmeras vezes, até que deixe de existir impedimento legal”, diz o comunicado.

Fonte: Blog do Perrone - UOL
Continua Depois da Publicidade