O América-MG definiu que o coordenador técnico Felipe Conceição assumirá o cargo de treinador na sequência da temporada. Ele ocupará a vaga deixada por Maurício Barbieri, desligado do clube depois da goleada sofrida para o Figueirense no sábado, por 4 a 0, no Independência, pela nona rodada da Série B do Brasileiro.

Felipe Conceição, de 40 anos, é funcionário do Coelho desde junho de 2018. Inicialmente, ele foi contratado como auxiliar técnico, trabalhando ao lado de Ricardo Drubscky, Adilson Batista e Givanildo Oliveira. Com a chegada de Barbieri ao Lanna Drumond, passou a ocupar a coordenação técnica.

Antes de ser contratado pelo América, Felipe Conceição acumulou experiências em diversas áreas no Botafogo. Na base, treinou as equipes sub-15 e sub-17. No elenco principal, foi assistente de Jair Ventura de 2016 a 2017 e, posteriormente, treinador no início de 2018.

A passagem à frente do time de General Severiano foi meteórica: apenas sete partidas, com duas vitórias, três empates e duas derrotas. As eliminações na Taça Guanabara, para o Flamengo, e na Copa do Brasil, diante do Aparecidense-GO, causaram insatisfação na diretoria alvinegra, que demitiu o treinador.

Posteriormente, Conceição trabalhou no Macaé-RJ, na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. A equipe fluminense até passou de fase, na liderança do Grupo A12 (11 pontos), mas acabou eliminada pelo Grêmio Novorizontino-SP nas oitavas de final.

Antes de se especializar como treinador, Felipe teve carreira dentro dos gramados. Ele foi atacante do Botafogo de 1998 a 2001 e jogou por outros clubes brasileiros, como Juventude, Cabofriense, Tupi e o próprio América. Na Europa, vestiu as camisas de Germinal Beerschot, da Bélgica, e Vitória de Guimarães, de Portugal.

Com a mudança de função de Felipe Conceição, a diretoria americana promoveu Cauan de Almeida, técnico do time sub-17, para o cargo de auxiliar do grupo principal.

Cauan, de 30 anos, teve experiências como auxiliar da Seleção Brasileira Sub-17, além de passagens por AMDH, Betinense, Serranense e Infesta de Portugal. Como treinador, ele obteve a Licença C no curso da UEFA e a Licença B na CBF, bem como especializações na Universidade do Porto e na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Felipe Conceição e Cauan de Almeida terão a missão de conduzir o América a bons resultados na Série B. Nas nove primeiras rodadas, a equipe contabilizou uma vitória, dois empates e seis derrotas, com apenas seis gols marcados e 14 sofridos.

Com cinco pontos, o Coelho é o 19º colocado na segunda divisão nacional. O Vila Nova-GO, primeiro clube fora do Z4, soma 10 pontos.

Fonte: Superesportes