A instabilidade do Botafogo no Campeonato Brasileiro tem trazido pesadelos à torcida, que tem, nos mais pessimistas, um receio quanto à briga contra o rebaixamento até o fim da competição. O discurso da diretoria, contudo, externa esperança pelo bloco superior da tabela.

Para lutar em cima ou embaixo, o fato é que o Botafogo caminho rumo a um setembro decisivo para o decorrer da temporada. O time alvinegro, hoje na parte inferior da tabela do Brasileirão, repetirá março e agosto ao atuar sete vezes em um só mês, sendo que, agora, terá uma partida decisiva pela Copa Sul-Americana, além das preocupações relacionados ao Brasileirão.

O primeiro confronto já foi: uma traumática derrota para o Grêmio. Neste mês, Zé Ricardo terá apenas duas semanas “cheias” para ajustes finos entre compromissos. Para o próximo, contra o Cruzeiro, na quarta-feira, já com o sinal amarelo ligado, terá que dar respostas imediatas diante de seu – impaciente – torcedor. E o treinador já apontou quais serão os seus principais desafios para setembro.

Em entrevista coletiva antes de viajar a Porto Alegre, Zé afirmou que se sente estimulado a recuperar atletas que estão lesionados e os realocarem no time.

– O grande desafio nosso será aproveitar os retornos de Gatito Fernández, Rodrigo Lindoso, Renato e Marcos Vinícius e recuperá-los neste período pesado de jogos para encorpar o elenco – comentou.

Para encarar a Raposa, a expectativa é que o Botafogo tenha ao menos Rodrigo Lindoso e Kieza novamente à disposição de Zé – ambos se recuperam de lesão muscular na coxa direita. O treinador também projetou uma evolução com o esforço coletivo, um trunfo que não tem sido constante nesta temporada e que será essencial daqui para frente.

– O Botafogo já tem uma maneira de jogar, estabelecida. É uma equipe que briga muito pela bola, e tem boa técnica, de uma forma geral. Sei que o clube atravessa um momento complicado, mas eu vejo um esforço de todos aqui para solucionar os problemas e um grupo que aspira coisas boas. Temos chance de nos fortalecer – completou o comandante.

Cabe destacar que o duelo contra o Cruzeiro será realizado às 19h30 (de Brasília) desta quarta, pela 23ª rodada do Brasileiro, no Nilton Santos – palco de um dos três dos sete jogos do Alvinegro neste mês.

AGENDA DE SETEMBRO

01/09 – Grêmio 1×0 Botafogo – Brasileiro
05/09 – Botafogo x Cruzeiro – Brasileiro
09/09 – Fluminense x Botafogo – Brasileiro
16/09 – Botafogo x América-MG – Brasileiro
19/09 – Bahia x Botafogo – Sul-Americana
23/09 – Vitória x Botafogo – Brasileiro
30/09 – Botafogo x São Paulo – Brasileiro

Fonte: Terra