Reforço do Botafogo para o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, Salomon Kalou ainda não estreou pelo clube, mas gera expectativa de como vai atuar. Em entrevista em live com o jornalista Mauro Cezar Pereira, Paulo Autuori contou como pretende usar o marfinense.
– Kalou pode jogar nas três posições, tanto do lado direito quanto esquerdo, como de segundo atacante. Vou aproveitá-lo de acordo com os jogos nessas condições. Estava trabalhando com Luiz Fernando e Luis Henrique pelos lados, Bruno Nazário por dentro e um centroavante, às vezes dois – explicou Autuori.
O treinador do Botafogo afirmou que usou o período entre o Campeonato Carioca e o Campeonato Brasileiro para bolar alternativas para a equipe.
– Ficamos quase um mês sem jogar, o que nos dificulta muito, tentamos criar variações para o jogo. Temos tentado aproveitar, sem ferir a ideia, a modelagem sistêmica. Você tem o todo, às vezes emergem coisas que você não esperava, tem que alterar no contorno, sem ferir o centro da ideia. É a lógica do trabalho que se faz lá fora. Aqui não temos essa situação porque deixamos o conceito de lado. Se perde a ideia do todo. É um bolo de chocolate, tem os ingredientes, tem que saber dosar. Quando parte fatias do bolo elas representam uma parte do seu jogo, ou fase ofensiva ou transições. É outra situação que gostaria de refletir. Há uma discussão estéril da terminologia (termos usados no futebol), que não altera absolutamente nada – completou.