A reunião “surpresa” de clubes com a direção da Federação do Rio na noite deste sábado gerou irritação de Botafogo e Fluminense, aliados na posição contra o retorno do Campeonato Carioca em meio à situação ainda grave da pandemia da Covid-19 no estado.
Segundo o site Globoesporte.com, as diretorias de Botafogo e Fluminense ficaram sabendo da reunião extra-oficial através da imprensa e estudam adotar medidas, individuais ou conjuntas.
A reunião do Conselho Arbitral da Ferj com os clubes para debater a volta do Carioca está marcado para esta segunda-feira, de forma virtual. No último arbitral, o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, não participou e enviou um representante. Já o presidente Nelson Mufarrej, do Botafogo, participou e colocou a posição do clube, contrária ao retorno imediato.
Na reunião informal deste sábado, os clubes alinhavaram retornar o Carioca já a partir da próxima quinta ou sexta-feira, e o duelo Flamengo x Bangu surge como favorito para ser o primeiro jogo a ser realizado. O clube rubro-negro treina desde o dia 20 de maio, quando não havia autorização da prefeitura. Já o Bangu treina desde o dia 27, quando já havia a permissão.
Botafogo e Fluminense nem estão treinando
Em meio à discussão, Botafogo e Fluminense sequer retomaram os treinos presenciais. O Glorioso fez, na última semana, testes de Covid-19 nos jogadores, mas mantém o discurso de que só retornará às atividades quando a curva de casos baixar. O Tricolor, por sua vez, fará exames apenas na próxima terça-feira.