Depois de sofrer uma goleada vexatória para o Equador por 6 a 1 nesta terça-feira, em Quito, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Qatar-2022, torcedores da Colômbia sugeriram o nome de Ramón Díaz, recém-contratado pelo Botafogo, para comandar a seleção.
O sentimento no país é de revolta com o técnico português Carlos Queiroz, atual comandante dos Cafeteros. Após quatro rodadas, a Colômbia ocupa apenas a sétima colocação, com quatro pontos, e hoje estaria fora do Mundial a ser realizado no fim de 2022 no Qatar.
Técnico do Botafogo, o argentino Ramón Díaz já comandou outra seleção sul-americana: o Paraguai, entre 2014 e 2016. Na ocasião, levou a equipe às semifinais da Copa América de 2015, eliminando o Brasil nos pênaltis nas quartas de final, mas acabou demitido após a campanha ruim na Copa América Centenário, no ano seguinte.
Ramón Díaz ainda não estreou como técnico do Botafogo, pois teve de ser operado no Paraguai para a retirada de um nódulo na garganta. Seu filho e auxiliar Emiliano Díaz foi quem comandou a equipe alvinegra na última partida, segunda-feira, quando o Glorioso foi derrotado pelo Red Bull Bragantino por 2 a 1.