Acionista majoritário da SAF do Botafogo, John Textor assumiu nesta quarta-feira (31) a presidência do RWD Molenbeek, da Bélgica, clube do qual detém 80% das ações. É a segunda vez em um mês que ele assume a gerência de um clube, após virar CEO do Lyon com a saída de Jean-Michel Aulas.
Textor explicou a decisão num longo comunicado no site do Molenbeek, que conquistou recentemente o título da segunda divisão do Campeonato Belga e, consequentemente, o acesso à elite. No texto, ele explica os motivos que levaram à renúncia de Thierry Dailly como presidente do Conselho de Administração.
Entre os motivos, John Textor acusa o ex-diretor geral de apropriação indevida de fundos do clube, uso indevido da autoridade corporativa e comportamento violento e hostil (resultando num ambiente tóxico de trabalho), além de citar erros no planejamento do futebol.
Além disso, John Textor citou que Dailly foi contra a contratação de Barreto, do Botafogo, e de Jake O’Brien, do Crystal Palace, dois clubes da família Eagle Football – ambos os jogadores foram importantes na campanha do acesso. A expectativa é por aumentos de investimento para a disputa da primeira divisão em 2023/24.