A Associação de Árbitros de Futebol do Brasil (Abrafut), que disputa a representatividade da classe com a Anaf, publicou uma longa manifestação nas redes sociais lamentando as reclamações do Botafogo e defendendo a atuação da arbitragem no jogo contra o Atlético-MG, no último sábado (16/9), na Arena MRV, pela 23ª rodada do Brasileirão-2023.
O órgão diz que a anulação do gol de Diego Costa “foi clara”, lamentou as declarações do atacante alvinegro sobre o lance e repudiou as “acusações” do técnico Bruno Lage de que “coisas duvidosas e lances inexplicáveis têm beneficiado e prejudicado equipes”, colocando sob suspeição a lisura do Brasileirão.
Além disso, a Abrafut disse que vai entrar com uma nota de infração no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), sem precisar quem seriam os denunciados e nem quais artigos teriam infringido.
📝 Veja a íntegra do comunicado da Abrafut:
“É impressionante como é difícil pra algumas pessoas o enfrentamento da derrota, ainda que esse resultado esteja pautado nas regras do contexto em questão com transparência e retidão. No jogo entre Atlético Mineiro x Botafogo, um gol do Botafogo foi anulado corretamente pelo árbitro assistente Bruno Pires. Porém, mais uma vez a honestidade e dignidade do árbitro é questionada.
A arbitragem foi acusada pelo jogador Diego Costa de ter “metido a mão” na interpretação quanto a (sic) decisão. Logo, vamos então interpretar a fala do jogador “meter a mão “. O que ele quis dizer?
Outro posicionamento também lamentável foi o do técnico Lage: “Cheguei aqui há dois meses e sinto que há critérios muito diferentes em outros tipos de jogos. Dá sensação que se quer que o campeonato continue animado até o fim.” Continua: “Muitas coisas duvidosas e lances inexplicáveis têm beneficiado e prejudicado equipes.” O que ele está conjecturando?
É abominável que a arbitragem seja frequentemente colocada como vilã e vítima de acusações, as (sic) vezes de forma tênue e outras vezes claramente, como desonesta.
O lance foi de impedimento claro. O árbitro de campo e os árbitros do VAR, estão fazendo o trabalho deles guiados pela regra.
É inadmissível que esse tipo de imputação pública colocando a dignidade e a ética de um trabalhador continue impune. A ABRAFUT entrará com uma nota de infração no STJD.“