O Botafogo tem um novo psicólogo. Trata-se de José Anibal Marques, que já trabalhou no clube em 2013, quando o Glorioso foi campeão carioca e se classificou para a Libertadores, e em parte de 2014. No período, fazia dupla com Eduardo Cillo.
Ainda sem ser anunciado oficialmente, José Anibal Marques é coordenador de psicologia da SAF Botafogo desde março de 2025. O curioso é que ele foi um dos últimos psicólogos do clube, uma vez que o Alvinegro ficou sem profissional na função de 2014 até 2019, ano em que Paulo Ribeiro assumiu (ficando até o fim de 2024, quando foi para o Flamengo).
José Anibal Marques já iniciou o trabalho no clube e vem recebendo elogios de jogadores. O mais recente foi do atacante Rwan Cruz, em vídeo de bastidores divulgado pela Botafogo TV sobre a vitória diante do Estudiantes.
– Esse aqui é o nosso respaldo, o nosso monstro. É como você falou ali, que pegou um momento em que eu estava muito concentrado. Acho que é importante falar do trabalho que ele vem fazendo, a inspiração e o mérito desse cara aqui, que está me ajudando, está ajudando outros também do time. Eu acho que é um trabalho muito importante, e você (José Anibal) faz parte disso. Quero compartilhar esse gol com você e com toda a comissão – afirmou Rwan Cruz.
Artur foi outro que enalteceu o psicólogo. A ocasião foi após seu primeiro gol pelo Botafogo, na goleada sobre o Capital-DF.
– Vínhamos conversando sobre saúde mental, temos um psicólogo que trabalha muito com a gente, ele falou que as coisas saem naturalmente. Coloquei isso na minha cabeça, tirei um pouco da pressão e as coisas saíram naturalmente. Estou muito feliz, espero que essa fase boa se estenda por mais tempo – disse Artur.
Formado em psicologia na PUC-SP, José Anibal trabalhou em diversos clubes, como Red Bull, Palmeiras, Corinthians, Bahia e Athletico-PR, além do próprio Botafogo.