Para o Botafogo é vencer ou vencer. Depois de quatro vitórias seguidas sem sofrer gol sob o comando de Enderson Moreira, o Glorioso perdeu na rodada passada e enfrenta neste domingo o lanterna Brasil de Pelotas, às 18h15, no Estádio Nilton Santos, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
A derrota para o Operário-PR em Ponta Grossa deixou o jogo deste domingo ainda mais importante. Afinal, o Botafogo precisa vencer para se reaproximar do G-4. Após os jogos de sábado, a distância para o grupo dos quatro primeiros é de cinco pontos – ou seja, ela pode cair para apenas dois em caso de vitória.
A parte de cima da tabela da Série B está totalmente embolada. O líder Coritiba, por exemplo, foi derrotado pelo CSA por 3 a 0. O Náutico, antes bicho-papão, perdeu a quarta seguida e saiu do G-4. A diferença entre o segundo (CRB) e o oitavo (Vasco) é de apenas três pontos. O Fogão é o décimo, com 25 pontos.
Para o compromisso contra o Brasil-RS, o Botafogo terá o retorno de Chay, artilheiro da equipe e que havia ficado fora do jogo diante do Operário-PR devido a fadiga muscular. Por outro lado, o time perdeu Barreto (suspenso) e o lateral-esquerdo Guilherme Santos (lesionado).
A tendência é que o jovem Hugo assuma a titularidade na lateral. Jonathan Silva, reforço recém-repatriado junto ao Alméria (ESP), foi relacionado pela primeira vez e pode fazer sua estreia, mas deve começar no banco de reservas devido ao longo tempo de inatividade.
Desfalques do Botafogo
O volante Barreto está suspenso devido ao terceiro cartão amarelo. O lateral-esquerdo Guilherme Santos (tendinite patelar no joelho direito) e o zagueiro Lucas Mezenga (dores musculares) também não ficam à disposição.
Seguem fora o goleiro Gatito Fernández (edema no joelho direito) e o atacante Ronald (que passou por uma cirurgia no tornozelo direito). O lateral-direito Jonathan (coxa esquerda) e o goleiro Diego Cavalieri (calcâneo) continuam na transição.
Pendurados do Botafogo
Estão pendurados com dois cartões amarelos o volante Luís Oyama e os atacantes Diego Gonçalves e Rafael Navarro. Se um deles receber cartão neste domingo, terá de cumprir suspensão automática contra o Guarani, quarta-feira, em Campinas.
O adversário – Brasil-RS
Na lanterna da Série B, o Brasil-RS perdeu recentemente duas importantes peças de seu elenco: os atacantes Jarro – que vai para o Sampaio Corrêa – e Fabrício, a caminho do Celta de Vigo B (ESP). Apenas 20 jogadores seguiram viagem para o Rio.
Para o jogo deste domingo, o técnico Cléber Gaúcho deve promover as entradas do experiente zagueiro Leandro Camilo e do lateral-esquerdo Kevin (que deve atuar mais à frente) nos lugares de Alan Dias e do já citado Fabrício.
Retrospecto do confronto
O Botafogo enfrentou o Brasil-RS apenas três vezes na história, e somente em jogos não-oficiais. Foram três amistosos em Pelotas, com duas vitórias alvinegras (2 a 1 em 1951 e 2 a 0 em 1976) e uma do Xavante (2 a 1 em 2009, com direito a Túlio Maravilha atuando pelo Glorioso).
Onde assistir a Botafogo x Brasil-RS
O duelo terá transmissão apenas pelo Premiere, no sistema pay-per-view. Jader Rocha narra, com comentários de Carlos Eduardo Lino e Petkovic. Fernanda Colombo comanda a “Central do Apito”.
Arbitragem
Apita Botafogo x Brasil-RS o árbitro Thiago Luis Scarascati, da Federação Paulista de Futebol, auxiliado por Fabio Rogerio Baesteiro e Vitor Carmona Metestaine, também de SP. O quarto-árbitro é Alexandre Vargas Tavares de Jesus, do Rio de Janeiro. A Série B só terá VAR a partir do segundo turno.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X BRASIL-RS
Estádio: Nilton Santos
Data-Hora: 15/08/2021 – 18h15
Árbitro: Thiago Luis Scarascati (SP)
Assistentes: Fabio Rogerio Baesteiro (SP) e Vitor Carmona Metestaine (SP)
Ingressos: Portões fechados
Onde assistir: Premiere
BOTAFOGO: Diego Loureiro; Daniel Borges, Kanu, Gilvan e Hugo; Luís Oyama, Pedro Castro e Chay; Marco Antônio, Rafael Navarro e Diego Gonçalves – Técnico: Enderson Moreira.
BRASIL-RS: Matheus Nogueira; Oliveira, Arthur, Leandro Camilo e Paulinho; Denilson, Wesley e Renatinho; Netto, Júnior Viçosa e Kevin – Técnico: Cléber Gaúcho.