O Botafogo vai enfrentar o Vasco nas quartas de final da Copa do Brasil-2025. As duas equipes se enfrentaram em apenas uma eliminatória na história da competição, e deu Glorioso: foi na quarta fase da edição de 2020.
Os confrontos foram realizados com portões fechados por conta da pandemia de Covid-19, e o regulamento da competição era diferente. Naquele ano, os duelos foram pela quarta fase, que antecedia as oitavas de final.
Foi o ano em que o Botafogo caiu para a segunda divisão com uma campanha pífia. Nos confrontos contra o Vasco, o Glorioso contava com as contratações estelares de Honda e Kalou, enquanto o Cruz-Maltino tinha Germán Cano.
No primeiro jogo, o Botafogo venceu no Estádio Nilton Santos por 1 a 0, com gol de Matheus Babi, de cabeça, aproveitando cruzamento certeiro de Keisuke Honda. Na volta, em São Januário, um clássico amarrado que terminou em 0 a 0.
O Botafogo acabou enfrentando o Cuiabá nas oitavas de final na sequência, sendo eliminado da competição com derrota no Estádio Nilton Santos por 1 a 0 e empate em 0 a 0 na Arena Pantanal.
Escalação do Botafogo no primeiro jogo: Gatito Fernández; Marcelo Benevenuto, Rafael Forster e Kanu; Kevin (Fernando 37’/2ºT), Caio Alexandre (Rentería 23’/2ºT), Honda, Bruno Nazário (Rhuan 26’/2ºT) e Victor Luis; Kalou e Matheus Babi – Técnico: Paulo Autuori.
Escalação do Botafogo no segundo jogo: Gatito Fernández; Marcelo Benevenuto, Rafael Forster e Kanu; Kevin, Caio Alexandre (Rentería 39’/2ºT), Honda, Bruno Nazário (Rhuan 28’/2ºT) e Victor Luis; Kalou (Davi Araújo 39’/2ºT) e Matheus Babi (Pedro Raul 28’/2ºT) – Técnico: Paulo Autuori.