Um fato chamou bastante a atenção dos torcedores que acompanharam Botafogo 1×3 Corinthians neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro. As placas de publicidade ao redor do campo do Estádio Nilton Santos não exibiram nenhum patrocinador.
Nas telas que ficam na beira do gramado, foram exibidas apenas ações do próprio Botafogo, como a propaganda do programa de sócio-torcedor “Camisa 7“, chamadas para os canais oficiais do clube nas redes sociais e até do aplicativo “Fan Of The Match“, uma parceria com o Facebank, empresa de John Textor e que foi a única a ter sua marca mostrada.
Segundo o site “Máquina do Esporte”, o Botafogo é o único clube da Série A que não tem acordo de comercialização desses espaços de publicidade estática, tendo rompido o antigo acordo com a Sport Promotion.
Vale lembrar que o jogo contra o Corinthians foi transmitido pela TV Globo para todo o Brasil, exceto RS e MG, atingindo uma grande quantidade de espectadores. A intenção de John Textor, que rompeu também acordos de patrocínio do uniforme, é valorizar a marca e fazer com que as empresas paguem mais para ter a exposição.
Clubes brigam na Justiça
Enquanto o Botafogo não tem acordo para publicidade estática na Série A, muitos outros clubes estão envolvidos numa briga na Justiça, segundo conta reportagem do “GE”.
Na última sexta-feira, a Sport Promotion obteve uma decisão favorável contra 11 clubes que tentavam romper o contrato, válido até o fim de 2023. São eles Ceará, Atlético-MG, Coritiba, Cuiabá, Juventude, Fortaleza, Fluminense, Goiás, América-MG e Atlético-GO e Avaí.
Outros clubes assinaram contrato com a Brax, como foram os casos de Atlético-GO e Avaí, que receberam Flamengo, no sábado, e América-MG, no domingo, respectivamente.
