O Botafogo ainda busca o título do Campeonato Brasileiro em 2023, mas está muito perto de alcançar um importante feito: voltar a disputar a Copa Libertadores da América. Basta uma vitória nos últimos cinco jogos para conquistar a classificação, segundo o “GE”.
Vice-líder com 60 pontos, nove à frente do Athletico-PR, primeiro fora do G-6, o Botafogo precisa de uma vitória apenas para não ser mais alcançado no número de triunfos, que é o primeiro critério de desempate caso haja igualdade em pontos ganhos com o Furacão.
O Glorioso não disputa a Libertadores desde 2017, quando foi eliminado nas quartas de final para o Grêmio, que ficaria com o título naquele ano. A classificação para o torneio continental era um objetivo traçado no começo do ano, após o Alvinegro bater na trave em 2022.
– Até ganharmos um título, quero ser melhor a cada ano. Este ano, queremos nos classificar para a Libertadores. Ano que vem, quero estar entre os três primeiros. Em 2025, quero ganhar um título. Digo isso porque também gosto de sonhar. Vai ser muito difícil, mas gosto de sonhar – afirmou John Textor, acionista da SAF do Botafogo, em janeiro ao FogãoNET.
A vaga na Libertadores – não necessariamente na fase de grupos – pode ser garantida já na próxima quinta-feira, quando o Botafogo visita o Fortaleza, às 19h, na Arena Castelão, em jogo atrasado da 29ª rodada do Brasileirão.