Derrotado pelo Cuiabá na terça-feira no Estádio Nilton Santos, o Botafogo perdeu uma posição na classificação do Campeonato Brasileiro-2022 após a 35ª rodada, concluída na noite desta quarta (2/11). O Glorioso foi ultrapassado pelo América-MG, que venceu o Internacional no Independência, e agora é o 11º colocado.
A distância para o G-8 – grupo que garante vaga na próxima Libertadores – ficou em quatro pontos. Com 47 pontos, o Glorioso está atrás de Fortaleza (10º, com 48 após perder para o Palmeiras), América-MG (9º, com 49) e São Paulo (8º, com 51).
O Athletico-PR venceu o Goiás na Arena da Baixada e está na sexta posição, com 54 pontos, em situação bem encaminhada. Depois vem o Atlético-MG, sétimo colocado com 52, justamente o próximo adversário do Botafogo, segunda-feira, no Mineirão.
Palmeiras – campeão brasileiro antecipadamente -, Internacional, Flamengo, Fluminense e Corinthians já estão garantidos na próxima Libertadores e direto na fase de grupos. Resta agora definir mais um que vai à fase de grupos e dois que irão entrar na segunda fase preliminar.
Falta 1 ponto para a Sul-Americana
Com a derrota para o Cuiabá e a vitória do Coritiba sobre o Juventude em Caxias do Sul nesta quarta-feira, o Botafogo adiou a classificação matemática para a Copa Sul-Americana. A confirmação pode vir no domingo, se o Coxa não vencer o Flamengo no Couto Pereira; ou na segunda, se o Fogão ao menos empatar com o Atlético-MG.