Como parte do planejamento neste início de temporada 2023, com pouco tempo de trabalho, o Botafogo escalou reservas contra o Madureira. Depois de um primeiro tempo ruim, o Glorioso melhorou na etapa final e conseguiu a vitória por 2 a 0, nesta quinta-feira (26/1), no Luso-Brasileiro. Após a partida, o técnico Luís Castro citou as mudanças que foram determinantes para essa melhora de rendimento.
– Queríamos ver a produção deles e obter uma resposta. Tivemos problemas posicionais, fundamentalmente no meio-campo, na primeira etapa. Os meias estavam com pouca ideia de espaço, retificamos isso. Nosso 6 estava sem muita posição, queimava espaços do nosso 8. Isso estava criando muitos problemas. Não tínhamos ponto de apoio para a rotação. Foi retificado, começamos a jogar em diferentes linhas. Apareceu uma profundidade de campo. A linha defensiva também foi um pouco modificada. Essas mudanças foram decisivas para mudar o jogo – afirmou Castro.
O técnico alvinegro também comemorou o fato de não ter perdido nenhum jogador por lesão por conta da pré-temporada curta e elogiou o trabalho feito por sua comissão.
– Os profissionais do Botafogo são pessoas maravilhosas e dedicadas. Sabemos todos os estados de cada jogador. Sei o que se passa na vida deles. Portanto, só sei porque tenho uma “máquina” à minha volta que me oferece todos os dados. Todos esses dados e o que eu percebo ao longo dos treinos são fundamentais para eu escalar cada jogador. Esses dias são decisivos porque o trabalho é muito intenso. Felizmente não tivemos lesões. As que temos são do período passado. Tudo isso é fruto da dedicação do nosso staff – disse.