Um ponto interessante foi abordado pelo comentarista Breiller Pires, da ESPN. Ele analisou a diferença dos discursos de Renato Paiva em relação aos de Artur Jorge e Luís Castro, ex-técnicos do Botafogo, que eram mais confiantes e otimistas.
– O problema do Botafogo passa muito pela escolha da diretoria, que resolveu começar o ano em abril. O Textor disse isso claramente. Mas, por outro lado, tem nesse recorte de 12 jogos do Paiva uma postura que incomoda no Botafogo que, queira ou não, é o atual campeão brasileiro e da Libertadores. Então, o torcedor subiu seu sarrafo, o torcedor passou a ter um nível de exigência diferente, e a equipe, em alguns jogos, entra ali com uma postura, “ah, vamos ver o que dá, vamos jogar fora, um empatezinho resolve”. E, contra o Carabobo, o Botafogo tratou como uma final, mobilização, o Paiva chega antes da partida e fala “é uma final pra gente, é uma final pro Carabobo” – iniciou Breiller Pires.
– Eu entendo o discurso de respeitar o adversário, se colocar ali no mesmo nível, mas o que o Paiva tem de entender é o contexto em que ele está inserido, em que os técnicos vencedores que fizeram sucesso nesse Botafogo, versão SAF, como Luís Castro e principalmente Artur Jorge, tinham o discurso de colocar o Botafogo lá em cima. “Ah, o Botafogo vai enfrentar o Palmeiras?” “Não, o Palmeiras vai enfrentar o Botafogo, vai ser difícil pra eles também”. Então, o Paiva precisa se atentar a isso, porque o discurso, às vezes, soa derrotista, e eu sei que não é a intenção do Paiva, é de valorizar o adversário, mas precisa olhar pra trás e perceber que a exigência do Botafogo mudou, e isso reflete também na postura do time. Contra o Carabobo, parecia que o time com maior investimento, o time que precisava mais vencer, era o Carabobo, em vários momentos da partida, e isso é o que certamente incomoda o torcedor botafoguense – opinou o comentarista.
Ainda em busca de sua melhor versão com Renato Paiva, o Botafogo enfrenta o Internacional, domingo à noite (11/5), no Estádio Nilton Santos, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.